01/07/03 |

Curso incentiva viticultores a agregar valor a sua produção

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com um público diversificado que contou com viticultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e empresários foi realizado em junho na cidade de Jundiaí (SP) um Curso sobre Elaboração de Vinhos e Suco de Uva, organizado pela Embrapa Transferência de Tecnologia, através do Escritório de Negócios de Campinas (SP), em cooperação com a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O curso, inicialmente planejado para atender à demanda dos pequenos produtores de uva, vinho e suco de uva artesanal, interessados em agregar valor à sua produção, despertou interesse de alguns apreciadores de vinho do interior do Estado e da capital.

"Esta bebida fina e delicada não se traduz em quantidade, mas, sim em qualidade", disse Luíz Antenor Rizzon, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e instrutor do curso, enquanto explicava os cuidados para se elaborar o vinho desde a produção, colheita e transporte da uva, até o processamento e engarrafamento final.

"No Brasil não existe uma região que reúna todas as condições ideais de clima e solo para o desenvolvimento da videira, principalmente com relação ao excesso de precipitação pluviométrica durante o ciclo vegetativo, no entanto, isso não inviabiliza o cultivo da fruta no país, o importante é utilizar a tecnologia certa", explica Rizzon. Segundo o pesquisador, em alguns países da Europa, cada região gera uma uva com características próprias, o que proporciona uma identidade ao vinho. O desafio, no Brasil, é buscar essa identidade, afirmou Luís.

Atualmente o consumo de vinho no Brasil está crescendo, mesmo assim a média ainda é baixa (2litros/hab por ano), exceto na Serra Gaúcha (25 a 30 litros/hab por ano), pois, trata-se de uma região povoada por imigrantes italianos que tem tradição no consumo da bebida. Na Europa, em países como França e Itália, o consumo do vinho gira em torno de 57 e 55 litros por hab/ano, respectivamente.

Existem cerca de 8 milhões de hectares de parreiras no mundo, dos quais 800 mil estão nas Américas, especialmente nos Estados Unidos onde se encontra a maior superfície de videiras. Na América do Sul, a Argentina é o maior produtor de vinhos, seguida do Chile, que tem uma produção de vinhos com fama reconhecida mundialmente. No Brasil a produção se distribui entre São Paulo, Santa Catarina, Vale do São Francisco e Rio Grande do Sul (principalmente na Serra Gaúcha) que detém 85% da produção nacional, finalizou Rizzon.

Promovido em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC/Capta – Frutas) e com o apoio do Sindicato Rural de Jundiaí, Prefeitura de Louveira e da Associação dos Viticultores de São Miguel Arcanjo (AVITI), o Curso sobre Elaboração de Vinho e Suco de Uva alcançou bons resultados conforme a opinião de alguns participantes entrevistados, como Marcos Roberto Campanari, que já produz vinhos há uns quatro anos em Monte Alegre do Sul, região de Campinas, SP. "Achei muito válido fazer o curso e vou procurar fazer outros, mesmo que seja com o mesmo palestrante, pois sempre aprendemos algo novo ".

Fernando Aguillar, professor universitário de Direito em São Paulo, que pretende instalar uma plantação de uvas em seu sítio para produzir vinho achou ótimo o curso. " A elaboração do vinho é complexa e exige um aprofundamento. A partir do momento em que se tem uma iniciação como essa, a gente começa a procurar bibliografia, com informações técnicas específicas, mas, para quem quer iniciar na busca de informações sobre este negócio, o curso foi amplamente satisfatório" comenta Aguillar.

Já para Solange Paolini Sgarioni, filha de agricultor, e que trabalha junto com o pai no sítio aonde produzem uva, caqui, ponkan e tem uma adega para produção de vinho artesanal, " o curso nos esclareceu muitas dúvidas no processo de vinificação, especialmente a fermentação. A questão da qualidade da uva na produção do bom vinho e a correta maneira de armazená-lo, também foram aspectos interessantes, além da legislação sobre o vinho.

Vera Scholze Borges Embrapa Transferência de Tecnologia - SNT Contatos: (19) 3232-1955 - vera@campinas.snt.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Agroindústria\Vinhos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/