01/07/03 |

Zoneamento pedoclimático do Maranhão ganha versão em CD-Rom

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O estudo sobre o zoneamento pedoclimático (solo e clima) da cultura do cajueiro no Estado do Maranhão acaba de ganhar a versão em CD-Rom. O trabalho, iniciado há dois anos, considerou todos os fatores climáticos e pedológicos, em confronto com as necessidades da cultura. Particularmente, em relação ao Maranhão, o resultado confirmou a vocação do Estado para o cultivo, com um total de 65% de áreas propícias em regime de sequeiro. 

O projeto foi desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e acompanhou as séries históricas de precipitação da Sudene e as de temperatura do DNMET, além do balanço hídrico segundo Thornthwaite & Mather para elaborar o zoneamento climático. Com relação à análise do solo, foi utilizado o zoneamento agroecológico nas 172 unidades geoambientais. Como resultado, as áreas foram classificadas em quatro níveis de aptidão: preferencial, regular, marginal e não-indicada".

De acordo com a pesquisadora da Embrapa e coordenadora do projeto, Maria de Jesus Nogueira Aguiar, "a edição do estudo em CD-Rom será uma ferramenta importante para os produtores, que poderão avaliar a aptidão da área para o plantio, além de poder ser utilizada por instituições financiadoras na hora da aprovação de crédito para os produtores".

A instalação do CD-Rom é bastante simples e o usuário terá à disposição informações referentes a área, população e percentuais de aptidão por município, mesorregião e microrregião, além das coordenadas geográficas por município. Cerca de 500 exemplares já foram encaminhados  para a Secretaria de Planejamento do Estado do Maranhão, que vai disponibilizar o material para produtores, universidades e demais entidades interessadas. A edição também pode ser adquirida por R$ 20,00 pelo telefone (85) 299-1817 ou pelo correio eletrônico vendas@cnpat.embrapa.br.

O trabalho contou com o apoio financeiro do Governo do Maranhão e do Banco do Nordeste e foi executado em parceria com a Embrapa Solos, a Unidade Estadual e Pesquisa de Pernambuco, a Universidade Federal da Paraíba e a Data Agros.

Teresa Barroso -DRT 812CE JP Embrapa Agroindústria Tropical Contatos: (85) 299-1907 - teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Monitoramento Ambiental 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/