01/07/03 |

Descobertas na área de fitopatologia serão apresentadas em Congresso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracajú, SE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentará oito trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área da cultura da mangaba, do coco e do feijão no Congresso Brasileiro de Fitopatologia, que acontece em Uberlândia-MG, no período de 3 a 8 de agosto.

Durante o evento, o pesquisador Jefferson Costa apresentará descobertas na cultura mangaba, como a caracterização de uma doença, que causa lesões foliares em mudas, e a identificação do agente causal. "Foi proposta uma medida de controle químico para reduzir e preservar a saúde dos viveiros", acrescenta Costa.

No feijão, foi identificada novas raças de fungo causador de doenças de solo e sua transmissão por sementes e, no coco, surgiram os primeiros resultados do projeto "Controle de Pragas", financiado, junto ao Macroprograma 2 da Embrapa, pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/FAP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nessa área, serão mostrados os avanços na disseminação da queima das folhas do coco influenciada pelas condições climáticas.

O pesquisador ressalta que a participação de bolsistas do CNPq e alunos de graduação e pós-graduação de universidades federais dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Goiás e da Universidade Tiradentes, em Sergipe, contribuíram para esse resultado. Os trabalhos serão publicados, também, na Revista Fitopatologia Brasileira.

Sayonara Marinho - MTb 895/SE Embrapa Tabuleiros Costeiros Contatos: 2261300 ramal 1361 - sayonara@cpatc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/