01/07/03 |

Dia de Campo na TV: Agricultura sem queima

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 18 de julho, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a agricultura sem queima. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Desenvolver novas alternativas de cultivo sem a utilização do fogo é a principal proposta do Projeto Tipitamba, que na língua dos índios Tiriyó, do norte do Estado do Pará, quer dizer ex-roça ou capoeira. O projeto propõe o manejo da vegetação secundária em descanso, a capoeira. Assim é possível substituir o preparo de área via derruba-e-queima, a prática mais usual na agricultura familiar amazônica, pelo corte e trituração da capoeira.

A principal ferramenta desenvolvida no Tipitamba é a Tritucap, uma máquina para trituração da capoeira. A vegetação triturada é espalhada sobre a terra e seus nutrientes fertilizam o solo e contribui para diminuição de capim e ervas invasoras. Este sistema elimina as implicações negativas da prática de queimar e propicia maior flexibilidade ao período de plantio, além de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo.

Além do preparo de área sem queima, o projeto busca a melhoria da capoeira por meio do plantio de árvores leguminosas de rápido crescimento. Atualmente, a introdução do gado bovino em pastagens com áreas trituradas é analisada. Todo trabalho é desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) em conjunto com Universidades alemãs de Göettingen e Bonn, por meio de convênio de cooperação internacional, em áreas de produtores rurais no município paraense de Igarapé-Açu. Além da Tritucap, o Tipitamba também avalia modelos comerciais de trituradeiras com capacidade para triturar capoeiras de médio porte.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico.   Mais informações: Ana Laura Lima - DRT-PA 1268 Embrapa Amazônia Oriental Contatos: (92) 622-2012 - analaura@cpatu.embrapa.br

Jorge Macau - 978/04/98/MA Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4278 - diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/