01/07/03 |

Criada Sociedade de Pesquisa Johanna Döbereiner

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove dia 25 de julho, às 10 horas, o lançamento da Sociedade de Pesquisa Johanna Döbereiner. Criada por amigos de trabalho e familiares da pesquisadora, a Sociedade de Pesquisa Johanna Döbereiner será apresentada oficialmente à comunidade científica em uma cerimônia na Academia Brasileira de Ciências, rua Anfilófio de Carvalho, nº 29, 3º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

A Sociedade tem por objetivo promover o conhecimento em Agrobiologia e ações afins por meio de apoio a projetos de pesquisa científica, à formação de pesquisadores e a intervenção social através da transferência de tecnologia, de interesse nacional, a serem desenvolvidos por pesquisadores ou grupos de pesquisa.

Na ocasião do lançamento da Sociedade, será apresentado o Cd-Rom "Johanna Döbereiner 50 anos dedicados à Pesquisa em Microbiologia do Solo", lançado recentemente em cerimônia realizada na sede da Embrapa, em Brasília.

As normas para afiliação à Sociedade serão divulgadas durante o lançamento. Os interessados também podem obter informações sobre a Instituição através do endereço eletrônico sociedade_dobereiner@yahoo.com.br .

Johanna Döbereiner

Formada em Agronomia pela Universidade de Munique, Alemanha, em 1950, Johanna Döbereiner dedicou sua vida profissional à Microbiologia do Solo e, sobretudo, às pesquisas sobre Fixação Biológica de Nitrogênio. Ao chegar no Brasil, naquele mesmo ano, iniciou seu trabalho em um dos Institutos do Ministério da Agricultura, situado em Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, hoje Embrapa Agrobiologia.

Os resultados de suas pesquisas tiveram consideráveis repercussões econômicas para o país. O programa brasileiro de melhoramento da soja, totalmente baseado no processo de fixação biológica de nitrogênio, foi influenciado por seu trabalho e representa hoje para o Brasil uma economia anual de mais de um bilhão de dólares em fertilizantes nitrogenados.

Dra. Döbereiner teve seu trabalho reconhecido mundialmente de várias maneiras, como atesta a ampla lista de prêmios, homenagens e distinções, tanto no Brasil como em outros países. Foi membro das Academias Brasileira de Ciências, de Ciências do Vaticano e de Ciências do Terceiro Mundo. Em 1997, foi indicada para o Prêmio Nobel de Química.

Johanna Döbereiner é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial (e a primeira entre as mulheres).

Ana Lucia Ferreira – MTB 16913/RJ Embrapa Agrobiologia Contatos: (21) 2682-1500 r: 237/245 - analucia@cnpab.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/