01/07/03 |

Diagnóstico de propriedades suinícolas será apresentado em audiência pública

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Chegou a hora da população conhecer o resultado do Diagnóstico das Propriedades Suínicolas da Área de Abrangência do Consórcio Lambari - Consórcio Intermunicipal de Gestão Ambiental Participativa do Alto Uruguai Catarinense. O trabalho será apresentado através de Audiência Pública, no dia 15 de julho, a partir das 14h, no Clube SER Sete de Setembro, no município de Ipumirim, oeste de Santa Catarina. O convite foi emitido pelo Consórcio Lambari, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Concórdia e o Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Concórdia.

O referido diagnóstico constitui-se  em um dos requisitos previstos no Termo de Compromisso de Ajustamento de Condutas Preliminar – TAC Preliminar, que tem como objetivo a fixação das condições para a elaboração do Plano de Viabilização de Autorização/Licenciamento das Propriedades Suinícolas da região do Consórcio Lambari.

De acordo com os organizadores deste trabalho, foram pesquisadas 3.821 propriedades, compreendendo a caracterização da capacidade de população animal instalada por propriedade, sistema de armazenagem e distribuição dos dejetos suínos, bem como a situação em relação ao Código Florestal e a legislação sanitária e ambiental vigente.

Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves e da Embrapa Clima Temperado, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estiveram envolvidos no trabalho de levantamento de dados, compilação dos mesmos e preparação do relatório. "Além de estarmos apresentando o resultado do trabalho, estamos disponibilizando um documento", disse o pesquisador Clênio Pillon, que é o coordenador da Câmara Técnica do Consórcio Lambari e um dos responsáveis pelo projeto. O documento ao qual o pesquisador se refere faz parte da Série Documentos da Embrapa e é o número 84.

Programação

A programação da Audiência Pública inicia às 14h do dia 15 de julho, com o pronunciamento do Presidente do Consórcio, Cleinor Zampieri, e do Procurador Geral de Justiça do Estado, Pedro Sérgio Steil. Em seguida, às 14h20, o Gerente do consórcio, Roberto Kurtz Pereira, fará uma retrospectiva do TAC Preliminar e passará para o pesquisador da Embrapa, Clênio Pillon, que fará a apresentação do diagnóstico. Está prevista também a presença do Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Alexandre Herculano Abreu, que apresentará sobre a "Viabilização da Autorização/Licença Ambiental das Propriedades Suínicolas da região do Consórcio Lambari". Representantes das entidades e instituições signatárias do TAC também farão pronunciamentos.

Maiores informações sobre o diagnóstico podem ser obtidas na página eletrônica www.consorciolambari.com.br ou pelo telefone (49) 442.1034, com o gerente do consórcio Roberto Kurtz Pereira. Os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves podem ser contatados pelo fone (49) 442.8555 – ramal 255 (Área de Comunicação Empresarial).

Monalisa Leal Pereira - MTb-SC 01139 Embrapa Suínos e Aves Contato: (49) 442.8555 – ramal 255 - monalisa@cnpsa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Suínos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/