01/07/03 |

Evento inédito reúne unidades da Embrapa de Mato Grosso do Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma iniciativa inédita da Embrapa Pantanal (Corumbá/MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Associação dos Empregados da Embrapa (AEE), viabilizou um encontro entre as três unidades da Empresa, de Mato Grosso do Sul (MS), que aconteceu no período de 4 a 6 de julho, na Fazenda Nhumirim, localizada no Pantanal da Nhecolândia. O evento contou com a participação de 51 colaboradores da Embrapa Pantanal, de Corumbá; 24 funcionários da Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande e 22 colaboradores da Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados. A chefias das três unidades também participaram de todas as atividades do encontro.

A programação do evento, incluiu a realização de dois Dias de Campo: o primeiro apresentou as pesquisas de produção animal realizadas na fazenda Nhumirim, aconteceu no período vespertino do dia 4 e o segundo, sobre a utilização de rádio transmissor nas pesquisas sobre a fauna silvestre da região, aconteceu na manhã do dia 5, sábado. Através dessas duas atividades todos os participantes puderam conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos na fazenda Nhumirim, pela Embrapa Pantanal.

Na tarde de sábado, aconteceram atividades de pescaria, jogos de futebol e voleibol, além de brincadeiras para crianças que participavam do evento. A noite, aconteceu grandiosa festa junina, com a intenção de comemorar a integração inédita das três unidades. A festa contou com fogueira, música ao vivo, quadrilha, churrasco pantaneiro, doces e apresentações artísticas dos alunos da escola da fazenda Nhumirim. O alunos da escola também organizaram pescaria e jogo de arremesso de argolas, onde premiavam com prendas artesanais produzidas por eles mesmo. Na ocasião, também aconteceu procissão e homenagem a São João, ritual tradicional das festas juninas da região.

A chefe-geral da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende, explicou que a idéia de realizar esse tipo de encontro existia há muito tempo, mas que nunca tinha sido possível realizá-la por inúmeros motivos. "Quando começamos a organizar a programação de festa junina do colaboradores da Embrapa Pantanal percebemos que essa seria a oportunidade ideal para promover essa integração. Acreditamos que essa ação seja o primeiro passo para uma nova fase de integração entre as três unidades", salientou Emiko.

Outra vantagem do encontro, segundo Emiko, foi a oportunidade de mostrar que estudar o Pantanal não é fácil. "Pesquisar nesse ecossistema consiste em planejamento, investimento e grande capacidade de adequar-se as mudanças, adaptando-se aos períodos de seca e cheia, frio e calor e outras variáveis, como dificuldade de acesso", salientou a chefe-geral da Embrapa Pantanal. Para ela, é preciso amar o Pantanal para superar os desafios impostos à pesquisa na região.

"O encontro foi uma excelente oportunidade para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Pantanal. Além disso, gostei muito da apresentação do Dia de Campo envolvendo a participação de pesquisadores, técnicos agrícolas e operários rurais. Essa é uma oportunidade de valorizar o trabalho de todos os envolvidos no processo de pesquisa. Pretendemos adotar esse comportamento no nosso próximo Dia de Campo", afirmou o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, José Ubirajara Fontoura.

Para o chefe-geral interino da Embrapa Gado de Corte, Geraldo Ramos Figueiredo, o evento foi uma oportunidade de integrar os colaboradores dos três centros. "Acredito que as outras duas unidades poderiam promover outras oportunidades semelhantes a essa. Nós de Campo Grande, vamos trabalhar em prol disso. Esse é uma forma de divulgar os trabalhos desenvolvidos em cada unidade e viabilizar uma ampla troca de informações entre os colaboradores, gerando resultados positivos para MS", completou Geraldo.

"Essa foi uma iniciativa louvável da Embrapa Pantanal, em parceria com a AEE. A organização do evento foi nota dez, tanto na programação quanto na alimentação. Essas iniciativas são fundamentais para aproximar colaboradores e reduzir a competição entre unidades. Essa é uma idéia que deveria ser seguida por todos os centros de pesquisa da Embrapa", salientou a chefe de pesquisa & desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte, Cacilda Borges do Valle.

O presidente da AEE da Embrapa Pantanal, Oslain Domingos Branco completa a idéia de que o mais importante tenha sido a integração proporcionada pelo evento, tanto dos colaboradores da Embrapa quanto dos funcionários da fazendas vizinhas, que vieram participar da festa junina. "Proporcionamos aos moradores da região e aos colaboradores da Embrapa, três dias de muita alegria e integração. Acredito que o evento tenha superado as expectativas de todos os que participaram e por isso, já estamos nos preparando para repetir o evento no ano que vem. Esse encontro deve marcar uma nova etapa de integração entre as unidades da Embrapa no MS", completou Oslain.

O assistente de pesquisa da fazenda Nhumirim, Marcos José Miranda acredita que esse tipo de evento é importante, pois configura-se como uma oportunidade para divulgar as características do Pantanal e reforça a importância da integração. "Revi um colega de aula do curso técnico do Colégio Agrícola, que não encontrava há cerca de 15 anos. Foi muito legal, pois colocamos a conversa em dia e descobrimos que atualmente estamos trabalhando na mesma empresa", salientou Marcos.

Para o auxiliar de operações e de equipamentos da Embrapa Agropecuária Oeste, Luiz Carlos Machado, o encontro foi formidável, pois viabilizou novas oportunidade de trabalho e fomentou parcerias em trabalhos específicos. "Eu tenho brevê para ultraleve e sei fazer manutenção desse tipo de equipamento. Durante o evento, pude conversar com o pesquisador que utiliza esse equipamento na fazenda Nhumirim. Trocamos ideias sobre uma provável parceria, quando for necessário", completou Luiz.

"Apesar da dificuldade para chegar até a fazenda Nhumirim, pois foram quatro horas de viagem sentados na carroceria do caminhão, o trajeto passou desapercebido, em função da harmonia do grupo e das belezas do Pantanal. Quando chegamos na fazenda a alegria ainda foi maior, pois fomos recebidos com muito carinho por todos os anfitriões da Embrapa Pantanal", afirmou motorista da Embrapa Gado de Corte.

A coordenadora geral do encontro e secretária da chefe de P&D, da Embrapa Pantanal, Regina Célia Rachel dos Santos, explica que o evento foi viabilizado em função da participação de muitas pessoas, que ajudaram a organizar as atividades e contribuíram com a alimentação. Outro fator de sucesso foram as inúmeras doações feitas pelos colaboradores das unidades e por fazendeiros da região.

"Para mim foi uma experiência fantástica, pois era uma responsabilidade muito grande, já que era um número grande de pessoas e os participantes estavam com muitas expectativas para com o encontro. Acredito que foi uma integração inesquecível, pois jamais os três centro do nosso Estado tinha se reunido para um evento como esse. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos na fazenda Nhumirim. Gostaria de dividir o sucesso do evento, parabenizando todos os que contribuíram para a realização desse evento", ressaltou Regina.

Embrapa Pantanal - Viabilizando soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio do Pantanal, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício da sociedade. Visite nossa home page: www.cpap.embrapa.br

Christiane Rodrigues Congro - MTb 00825/SC Embrapa Pantanal Contatos: (67) 233-2430 (ramal 252) - congro@cpap.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/