01/07/03 |

Dia de Campo divulga pesquisas sobre produção animal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de 50 pessoas, participaram do Dia de Campo, intitulado "estudos sobre produção animal na Fazenda Nhumirim, sub-região da Nhecolândia, Pantanal". O evento aconteceu no dia 4 de julho, sexta-feira, às 14 horas, na Fazenda Nhumirim, propriedade da Embrapa Pantanal, tendo como objetivo a apresentação das pesquisa que estão sendo realizadas na região. Na ocasião, estavam reunidos pesquisadores e colaboradores de três unidades da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Pantanal (Corumbá), Gado de Corte (Campo Grande) e Agropecuária Oeste (Dourados). A sub-região da Nhecolândia é uma das mais importantes áreas para a criação de gado do Pantanal.

Dentre as pesquisas da região, destacam-se os estudos sobre a avaliação das pastagens nativas e da dieta de grandes herbívoros. Para realizar essas pesquisas são feitas amostragens periódicas sobre o valor nutritivo e a composição botânica das pastagens nativas. Além disso, também são realizadas coletas de fezes de bovinos, eqüinos e animais silvestres. Esse material é analisado com o objetivo de identificar a composição da dieta desses animais, bem como avaliar se há sobreposição alimentar entre as diferentes espécies.

As pesquisas também envolvem estimativa de capacidade de suporte, mapeamento de tipos de pastagens, uso de veda e adaptabilidade ao cultivo de algumas espécies nativas potenciais. Estudos sobre a suplementação alimentar de gado, especialmente de vacas de cria, estão sendo realizados. Essas análises envolvem avaliação de tipos de suplementação ideal: mineral, líquida ou farelada, além de análise de comportamento de consumo. Os resultados destes estudos fornecerão subsídios para o manejo sustentável das pastagens nativas do Pantanal.

Comportamento animal - Outras pesquisas envolvem o comportamento do gado, dentre elas, destaca-se o comportamento de pastejo. "A análise desses mecanismos comportamentais auxiliam no desenvolvimento de novas práticas de manejo que podem modificar os padrões de distribuição de pastejo, além de auxiliar em questões relacionadas ao uso comum das pastagens e o desenvolvimento de técnicas que viabilizem o atendimento das exigências nutricionais do gado, sem comprometer a biodiversidade pantaneira" explicou a pesquisadora da Embrapa Pantanal, Dra. Sandra Aparecida Santos.

O comportamento e bem-estar dos bezerros no período de desmama também é investigado na fazenda Nhumirim. A pesquisadora explica que esse tipo de estudo é muito importante, pois o estresse pós-desmama pode ocasionar perda de peso dos bezerros e tornar o animal mais predisposto a doenças e parasitoses. Pesquisas sobre a tolerância ao calor de bovinos e eqüinos também estão sendo conduzidas, com o objetivo de avaliar a resposta das raças bovinas (Nelore e Pantaneira) e do cavalo Pantaneiro de lida, às condições ambientais do Pantanal.

Estudos envolvendo os recursos genéticos animais, especialmente bovino e cavalo Pantaneiro estão sendo desenvolvidos em parceria com outras instituições de pesquisas nacionais e internacionais, objetivando conservar e avaliar essas raças. Estas pesquisas vem sendo realizadas desde a implantação dos núcleos de bovinos e cavalos Pantaneiros na fazenda Nhumirim, em 1986 e 1988, respectivamente.

Pastagens - O monitoramento de fatores ambientais, como: temperatura, umidade relativa do ar, precipitação pluvial, teor de umidade do solo e outros itens, é fundamental para avaliar os impactos sobre as pastagens nativas. A pesquisadora Sandra Mara Araújo Crispim, explica que no Pantanal as queimadas acidentais são muito comuns em determinadas épocas do ano, especialmente nos períodos de seca. Sendo assim, também são realizadas investigações sobre os efeitos do fogo na região. "Temos uma reserva ambiental na fazenda, que engloba quatro áreas com características distintas: cerrado, cerradão, campo limpo e borda de salina. No ano passado, houve uma queima acidental de 75% da área da reserva. Sendo assim, estamos acompanhando através da cobertura do solo e freqüência, a regeneração das espécies na área queimada", explica a pesquisadora.

Outro tipo de pesquisa conduzida na fazenda é o efeito do fogo sobre o capim carona. Esse estudo objetiva gerar informações sobre o uso do fogo, para a fornecer subsídios para a legislação. Nesse levantamento são avaliados a freqüência de queimada, a composição química da matéria seca produzida, a biodiversidade das espécies da pastagem e as características químicas do solo.

Zootecnia – O rebanho de cria da fazenda Nhumirim vem sendo acompanhado regularmente através de pesagens, mensurações, condição corporal, índices zootécnicos, aspectos sanitários, através de calendário profilático sanitário previamente estabelecido.

Informações sobre os estudos relacionados ao comportamento e dieta de gado e eqüinos, manejo sustentável das pastagens nativas, além de estudos sobre a conservação de recursos genéticos do bovino Pantaneiro (tucura) e cavalo Pantaneiro, podem ser obtidas com a pesquisadora Sandra Aparecida Santos, telefone: (67) 233-2430, ramal: 219 ou e-mail: sasantos@cpap.embrapa.br e sobre as pesquisas relacionadas aos efeitos dos fatores ambientais sobre as pastagens nativas e impactos do fogo, tanto na reserva, quanto no capim carona, podem ser obtidas com a pesquisadora Sandra Mara Araújo Crispim, telefone: (67) 233-2430, ramal: 224 ou e-mail: scrispim@cpap.embrapa.br

Christiane Rodrigues Congro - MTb-SC 00825/97 Embrapa Pantanal Contatos: (67) 233-2430 ramal 252 - congro@cpap.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/