01/08/03 |

Paraná terá rede de multiplicadores de soja na alimentação humana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de 30 representantes da Emater-PR e de 11 cooperativas do estado estarão reunidos, nos dias 21 e 22, a partir das 9 horas, na Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, em Londrina, para participar do lançamento do Treino & Visita (T&V) – Saúde, Alimentação e Geração de Renda.

O T&V é uma metodologia de treinamento contínuo bastante eficiente na transferência de tecnologias agrícolas e que agora será usado para transferir conhecimentos sobre o potencial nutritivo e terapêutico da soja e sua possibilidade de geração de renda.

Na última safra, a produção de soja do Paraná - 10,7 milhões de toneladas de soja - representou cerca de 20% da produção brasileira, mas pouco desse grão foi usado na alimentação direta da população. Na tentativa de alterar esse cenário, a Embrapa, a Emater-PR, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-PR (Sescoop) tornaram-se parceiras. "Nosso objetivo é promover a melhoria da alimentação e da saúde dos multiplicadores e de todo o grupo envolvido no projeto, além de possibilitar uma nova fonte de renda para as famílias atendidas", explica Lineu Domit, da Embrapa Soja.

O T&V é constituído por um comitê de multiplicadores, formado por pesquisadores, técnicos da Emater e das cooperativas. Cada multiplicador forma um grupo em sua região para debater os temas abordados nas reuniões do T&V. A Embrapa Soja disponibiliza o material didático necessário para a transferência dos conhecimentos e tecnologias para os participantes, que deverão se reunir duas ou três vezes por ano.

Nessa primeira reunião, além de ter acesso aos conceitos de alimentação, saúde e geração de renda, será apresentado a metodologia de T&V. Depois será elaborado um cronograma de atividades e constantemente serão avaliados os resultados obtidos. "A expectativa é que pessoas ligadas ao meio rural, como as esposas e os filhos de agricultores, sejam beneficiados com a formação dessa rede de conhecimento", diz Domit.

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Contatos: (43) 3371-6061 - lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/