01/08/03 |

Projeto de sustentabilidade no Cerrado receberá recurso financeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Projeto de sustentabilidade no Cerrado receberá aporte financeiro. No seu primeiro meio termo, o projeto Conservação e Manejo da Biodiversidade do Bioma Cerrado - CMBBC consolidou um grande número de informações sobre o bioma Cerrado. De acordo com o coordenador do projeto, José Felipe Ribeiro, pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualmente o trabalho começa a atingir comunidades selecionadas. Entre as ações programadas está a destinação de R$ 100 mil para projetos de meios de vida sustentáveis no Cerrado.

O critério de seleção das comunidades atendidas pelo projeto seguiu o princípio do "tripé de sustentabilidade do projeto": homem, ambiente e economia. Ribeiro explica que o projeto teve o objetivo de privilegiar uma região do Cerrado a 200 ou 300 km de Brasília, que pudesse ter áreas preservadas, um bom trabalho de políticas públicas e com acentuado grau de pobreza. Assim, a região do Paranã-Pirineus, no nordeste de Goiás, foi escolhida. Ali, três comunidades são diretamente atendidas em Mambaí, Guarani de Goiás e Simolândia. Mas a área de estudos se estende a outros quatro municípios: Buritinópolis, Damianópolis, Posse e Iaciara.

Ribeiro explica que o edital será divulgado no próximo dia 25. Cada projeto inscrito pode solicitar até R$ 5 mil reais. Para participar da seleção, a comunidade deve estar situada em um dos 34 municípios da região do Paranã-Pirineus citados no edital. Os incentivos serão concedidos preferencialmente na seguinte ordem: às três comunidades diretamente atendidas pelo projeto, a comunidades dos sete municípios de estudo e aos demais 27 municípios da região.

Os projetos participantes deverão ter enfoque na sustentabilidade de uso da natureza e promover qualidade de vida para as pessoas que estão participando, gerando alguma renda e emprego para as comunidades inscritas. Ribeiro comenta a importância do edital e a parceria com o Departamento para o Desenvolvimento Internacional - DFID do governo britânico. "Nem a Embrapa, nem a Universidade de Brasília, nem o Ibama tem recursos hoje para disponibilizar para a comunidade executar aquilo que ela acha importante.

Essa parceria com o DFID no projeto CMBBC está nos facilitando essa realidade: temos uma idéia, uma tecnologia, uma comunidade animada para poder executar seu projeto e temos o recurso". Informações sobre o edital poderão ser obtidas a partir do dia 25, segunda-feira, pelo e-mail cmbbc@cpac.embrapa.br ou pelo telefone 388-9918. A data limite para a inscrição é o dia 30 de setembro.

Vivian de Moraes - MTb 294.621 Embrapa Cerrados Contatos: (61) 388-9953 - vivian@cpac.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Cerrados 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/