01/08/03 |

Dia de Campo conta história do trigo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Soja (Londrina, PR), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Fundação Meridional promovem no próximo dia 22, sexta-feira, das 14h às 17h, um Dia de Campo sobre a cultura do trigo. Pela primeira vez, será mostrada a história da cultura no Paraná, estado que responde hoje por cerca de 50% da produção nacional. Além disso, haverá apresentação dos lançamentos e da cultivares que possuem melhor desempenho no estado. O Dia de Campo deve reunir cerca de 200 produtores e agrônomos da assistência técnica pública e privada.

A Vitrine de Tecnologias da Embrapa foi montada para mostrar a evolução do trigo a cada década, demonstrando as primeiras cultivares plantadas no Paraná, em 1924, as mais produtivas atualmente e os lançamentos. "Algumas cultivares fizeram a história do trigo no Estado, como a Frontana, uma cultivar de 1943, resistente ao acamamento e à debulha, que gerou 27 descendentes para várias regiões produtoras do mundo. A IAC 5 Maringá (1966), é outra variedade importante que teve 19 descendentes", destaca Luis César Tavares, pesquisador da Embrapa Soja. Essas e outras 36 cultivares históricas poderão ser conhecidas durante o evento.

A Embrapa e a Meridional estarão apresentando, durante o dia de campo, a BRS 220, que é lançamento para a próxima safra e está entre as mais promissoras da empresa. Nos testes realizados nos últimos três anos, a BRS 220 apresentou rendimento médio de 4.228 kg/ha. Este valor foi 7% superior à média das cultivares mais plantadas de todas as regiões do Paraná. Essa cultivar também possui excelente desempenho produtivo em ambientes de clima mais ameno. "Sugere-se, que no norte do Paraná, a semeadura seja realizada a partir de meados de abril, quando as temperaturas são mais baixas, em relação ao início da época indicada para semeadura do trigo", explica o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja.

Segundo ele, a cultivar é considerada de ciclo médio, porque leva 69 dias, em média, até chegar ao espigamento. Porém, no norte do Paraná, tem apresentado ciclo precoce de maturação. Na média geral, apresentou altura de planta de 84 cm, característica que aliada ao bom sistema radicular e palha forte, proporciona à cultivar BRS 220 excelente resistência ao acamamento. "Possui também resistência à ferrugem da folha e moderada resistência às demais doenças fúngicas que atacam o trigo. Além disso é moderadamente tolerante ao alumínio, problema que afeta grande parte dos solos paranaenses", diz.

Mais informações sobre o Dia de Campo na Embrapa Soja (43) 3371-6216

Lebna Landgraf - MTb 2903 & Carina Gomes (MTB 3914-PR) Embrapa Soja Contatos: (43) 3371-6061 - lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/