01/08/03 |

Melhor eucalipto do Brasil é testado em São Paulo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abriga dois experimentos com o melhor do eucalipto do Brasil, de duas espécies dessa árvore, com o objetivo de produção de sementes e para produção de madeira. O experimento está sob supervisão do pesquisador Estefano Paludzyszyn Filho, da Embrapa Florestas (Colombo, Paraná), que esteve em São Carlos, analisando os resultados iniciais do plantio, agora com oito meses.

Os experimentos cobrem cinco hectares, com cerca de 8 mil árvores, visam o melhoramento genético para o uso do eucalipto em pequenas e médias propriedades, para produção de madeira para consumo próprio, como utilização em postes, mourões, ripas, cercas etc. Após 12 a 15 anos do plantio, essas espécies de eucalipto podem ser usadas também em produção de madeira para serraria.

Outro objetivo da pesquisa em São Carlos é a produção de sementes que levem a significativo aumento naprodutividade da madeira, que pode chegar a 50m³ de madeira/hectare/ano. A média brasileira, dos bons produtores gira em torno de 30m³/hectare/ano. Isso provem da reunião das 90 melhores árvores das duas espécies - Eucalyptus grandis e Eucaplyptus Urophylla - selecionadas em testes genéticos nos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Os experimentos em São Carlos são uma parceria entre a Embrapa Florestas e a Embrapa Pecuária Sudeste e conta com recursos da Finep - Financiadora de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS14130/SJPSP/FENAJ Embrapa Pecuária Sudeste Contatos: (16) 261-5611 - jreti@cppse.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Recursos Florestais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/