01/08/03 |

Dia de campo mostra que várzeas do Tocantins produzem as melhores sementes de feijão do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Produtores e técnicos agrícolas participam em 29 de agosto, no município de Lagoa da Confusão (TO), de dia de campo sobre o cultivo do feijão em várzea tropical. Os participantes do evento irão conhecer as tecnologias que estão permitindo inserir a leguminosa dentro do sistema de produção. Nas várzeas do Tocantins, as principais culturas são o arroz, exclusivamente no verão, e soja, milho, algodão e hortaliças, com destaque para melancia, abóbora e tomate, no período de maio a setembro. De três anos para cá, o feijão tornou-se também uma opção para plantio nessa época do ano.

Anteriormente, o cultivo era considerado problemático, pois existiam poucos dados de pesquisa a seu respeito e, conseqüêntemente, escassez de recomendações técnicas, além do que sua exploração era pouco rentável, principalmente, devido às altas temperaturas. Entretanto, segundo estudos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), as várzeas no Tocantins apresentam potencial para se tornarem pólo na produção de grãos e de sementes de feijão.

O manejo adequado da subirrigação, sistema que leva água às raízes das plantas por elevação do lençol freático, minimiza os efeitos das altas temperaturas. Além disso, custa menos que o plantio tradicional com irrigação sob pivô no Planalto Central. Outro aspecto é que a incidência de pragas e doenças é baixa, o que reduz a aplicação de defensivos químicos. Por conta disso, o Grupo Cardoso, de Unaí (MG), passou a plantar a leguminosa no Tocantins. De acordo com estimativas da empresa, o custo de produção da lavoura é duas vezes menor.

Embora a produtividade ainda não seja grande, acredita-se que a intensificação dos estudos possa estabelecer um sistema de produção mais eficiente. Experimentalmente, já foram obtidas cerca de 3 toneladas por hectare e, nas lavouras comerciais, as médias estão abaixo de 1,8 toneladas por hectare. A área total de várzeas que pode ser ocupada pelo feijão envolve 60 mil hectares no vale do Rio Araguaia, abrangendo as localidades de Cristalândia, Dueré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium.

O dia de campo é uma promoção da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), Ruraltins, Grupo Cardoso, Indústrias Colombo, MIAC, Sebrae e Mitsui. Na ocasião, haverá ainda o lançamento do livro Produção de Feijão nas Várzeas Tropicais. Mais informações: (62) 533-2110 ou (63) 218-2953/2933.

Serviço Evento: Dia de Campo – O Agronegócio do Feijão nas Várzeas do Tocantins Data: 29/08/2003 / Horário: das 8hàs 14h30 / Local: Fazenda Barreira da Cruz – a 60km de Lagoa da Confusão (TO) / Informações: (62) 533-2110 ou (63) 218-2953/2933 Contato para entrevistas: Sr. Divonzil – (63) 218-2953/2933 25 de agosto de 2003 - Área de Comunicação da Embrapa Arroz e Feijão Jornalista: Rodrigo Peixoto - Reg. Prof.: 1.077 MTb/GO Tel.: (62) 533-2108; e-mail: rpbarros@cnpaf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Feijão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/