01/08/03 |

Cultivar de trigo tem lançamento na Expotécnica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária lançam a cultivar de trigo BRS 220 durante a 10ª Expotécnica, evento promovido pela Emater-PR, Embrapa Soja (Londrina, PR), Instituto Agronômico do Paraná, Prefeitura de Sabáudia e Cooperativa Corol. A exposição começa dia 9 de agosto, em Sabáudia, PR, a partir das 9 horas.

Nos testes realizados nos últimos 3 anos, a BRS 220 apresentou rendimento médio de 4.228 kg/há. Este valor foi 7% superior à média das cultivares mais plantadas de todas as regiões do Paraná. A BRS 220 também possui excelente desempenho produtivo em ambientes de clima mais ameno. "Sugere-se, que no norte do Paraná, a semeadura seja realizada a partir de meados de abril, quando as temperaturas são mais baixas, em relação ao início da época indicada para semeadura do trigo", explica o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja.

Segundo ele, a cultivar é considerada de ciclo médio, porque leva 69 dias, em média, até chegar ao espigamento. Porém, no norte do Paraná, tem apresentado ciclo precoce de maturação. Na média geral, apresentou altura de planta de 84 cm, característica que aliada ao bom sistema radicular e palha forte, proporciona à cultivar BRS 220 excelente resistência ao acamamento. "Possui também resistência à ferrugem da folha e moderada resistência às demais doenças fúngicas que atacam o trigo. Além disso é moderadamente tolerante ao alumínio, problema que afeta grande parte dos solos paranaenses", diz.

A Expotécnica é um dos 37 dias de campo em que a Embrapa e a Fundação Meridional participam ou promovem, durante a safra de inverno. O objetivo desses eventos de transferência de tecnologias é lançar novas cultivares e abordar o controle de pragas e doenças do trigo, além de diversos aspectos do manejo da cultura. A programação completa dos dias de campo que serão realizados no Paraná, São Paulo e Santa Catarina está disponível no site da Embrapa Soja www.cnpso.embrapa.br.

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Contatos: (43) 3371-6061 - lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/