01/08/03 |

Reunião internacional vai avaliar horticultura tropical no semi-árido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A 49ª Reunião Anual da Sociedade Interamericana de Horticultura Tropical (ISTH, na sigla em inglês) será realizada no Brasil entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza (CE) e terá como tema principal " A Horticultura Tropical em Regiões Semi-Áridas". O evento acontece no mesmo local e no mesmo período da Frutal 2003  Semana Internacional de Fruticultura e Agroindústria.

A Embrapa Agroindústria Tropical, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Universidade Federal do Ceará e a ISTH são as organizadoras do encontro, colocando pela primeira vez o Nordeste como anfitrião do evento. Segundo o pesquisador da Unidade e presidente da Sociedade Interamericana de Horticultura Tropical, Ricardo Elesbão Alves, a missão da ISTH é "incentivar o estudo, o reconhecimento e a viabilidade econômica de cultivos hortícolas nos trópicos". Na sua avaliação, a reunião é uma oportunidade única para a troca de informações entre produtores e pesquisadores. São esperados mais de 600 pesquisadores de toda a América Tropical, que trabalham com resgate de material genético, sistemas de produção e desenvolvimento de tecnologias pós-colheita nas áreas de fruticultura, olericultura e floricultura tropicais.

Ricardo Elesbão adianta os temas dos cinco painéis que vão compor a programação técnica do encontro, que começa diariamente às 9 horas. O primeiro é "Horticultura Tropical em Regiões Semi-Áridas", que também dá nome ao evento. O segundo painel vai falar sobre "Recursos Genéticos e Potencial de Utilização de Frutas Nativas da América Tropical". Outro tema será "Avanços Tecnológicos na Produção de Hortaliças Tropicais". O quarto painel vai abordar "Recursos Genéticos, Produção e Pós-Colheita de Flores e Plantas Ornamentais Tropicais". E, por fim, "Exigências Atuais para Comercialização de Produtos Hortícolas no Mercado Internacional".

Além dos painéis, serão apresentados 362 trabalhos na área de pesquisa de vários países. Desses, 36 serão apresentados em forma de seminário durante a reunião. Os outros trabalhos poderão ser conferidos durante o evento em forma de pôsteres. Cerca de 35 pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical terão seus trabalhos apresentados durante o evento.

Excursões técnicas - No último dia, haverá excursões técnicas a cinco áreas de produção do Estado do Ceará, abrangendo a cultura do caju (em Pacajus), do coco (em Paraipaba), de frutas exóticas e hortaliças (em Limoeiro do Norte), de hortaliças e ornamentais (no Eusébio) e de flores ornamentais (no Maciço de Baturité). Mais informações podem ser obtidas no site da ISTH www.49isth.cjb.net ou no correio eletrônico 49isth@cnpat.embrapa.br.

Jornalista: Teresa Barroso (DRT 812CE JP)  Embrapa Agroindústria Tropical Contatos: (85) 299-1907  E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/