01/08/03 |

Embrapa vai demonstrar pesquisas de trigo em feira botânica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O trigo é o produto de origem vegetal de maior diversidade industrial para o consumo humano e uma das culturas mais produtivas do mundo. É um produto importante para a economia brasileira, através da geração de empregos diretos e indiretos e da ativação de vários setores do agronegócio, como máquinas, implementos agrícolas, sementes, indústria moageira, indústria alimentícia etc. Atualmente, o trigo é o produto agrícola mais importado no Brasil porque a produção brasileira ainda não atende às necessidades do consumo interno. Entretanto, graças ao trabalho das instituições de pesquisa brasileiras, em especial da Embrapa, essa situação está se revertendo e há uma expectativa de que o Brasil possa se tornar auto-suficiente na produção de trigo nos próximos dez anos, tanto pelo aumento da produção nas regiões tradicionais, quanto pela incorporação de novas áreas, como os cerrados.

Por não ser uma cultura nativa do Brasil, o trigo representou uma série de desafios para a Embrapa que, há 30 anos vem trabalhando para o seu desenvolvimento. Entre os principais resultados alcançados ao longo desses anos, destacam-se: o desenvolvimento de variedades adaptadas às condições de solo e clima brasileiros; a criação e difusão de modernas técnicas de plantio direto; a inovação de métodos de manejo das lavouras; o controle de insetos e doenças; e a viabilização da cultura de trigo em climas tropicais, já que é originária de climas frios. Quem quiser saber mais sobre o trabalho da Embrapa para o avanço da triticultura nacional, pode visitar o estande da Empresa na XVIII Feira Botânica do Shopping CasaPark em Brasília, este fim de semana (30 e 31 de agosto).

A exposição, que vai contar com a participação de três de suas 40 unidades de pesquisa – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Embrapa Cerrados, ambas em Brasília, e Embrapa Trigo, localizada em Passo Fundo, RS- vai mostrar variedades de trigo para ornamentação; a importância dos cereais de inverno na alimentação animal; as cultivares de trigo desenvolvidas para o cerrado e a importância econômica dessa cultura para a região, além de recomendações técnicas, receitas etc. Um dos destaques será o trigo preto ou mourisco, que não contém glúten e, por isso, pode ser utilizado por pessoas alérgicas a essa proteína ou pelos portadores da doença celíaca, que é a intolerância permanente ao glúten. Atualmente, a Embrapa continua concentrando esforços na melhoria da qualidade das variedades de trigo nacionais, não apenas para incrementar a panificação, como também a fabricação de massas, biscoitos, confeitaria e uso doméstico.

A XVIII Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece no dia 30 de agosto (sábado), das 10 às 21 horas, e no dia 31 (domingo), das 10 às 18 horas.

Jornalista: Fernanda Diniz Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Fones: (61) 448-4769 e 448-4770 E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/