01/08/03 |

Novas novas bolsas do CNPq terão como tema citricultura em Sergipe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, aprovou, no mês de agosto, dez bolsas do CNPq através do projeto "Geração de Conhecimento Científico e de Tecnologias para Revitalização da Citricultura e da Cocoicultura em Sergipe", que foi submetido ao Programa FVA/RHAE-Inovação em fevereiro deste ano, tendo como coordenador o pesquisador Miguel Michereff Filho.

As bolsas terão vigência de 24 meses e os novos bolsistas (categorias ITI e DTI) integrarão as equipes de pesquisa da Embrapa e da Emdagro no projeto "Geração de Tecnologia, Agregação de Valor e Pesquisa de Mercado, para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio da Fruticultura no Estado de Sergipe", financiado pela Financiadora de Estudos e Pesquisa - FINEP (Edital FNDCT/CNPq-FINEP, Arranjos Produtivos Locais, 2001).

Segundo Michereff, é importante salientar que ambos projetos envolvem parcerias de entidades inseridas nas cadeias produtivas de citros e de coco de Sergipe. Para ele, as ações de pesquisa suprirão diretamente as demandas tecnológicas dos programas de Produção Integrada do Coco (PIF-Coco) e a Produção Integrada dos Citros (PIFCitros), que estão sendo implementados no Estado de Sergipe. "Apesar do enfoque no desenvolvimento tecnológico estadual, entidades empresariais de outros Estados, já estão manifestando interesse pelas tecnologias a serem geradas, inclusive reforçando as relações de parceria", acrescenta o pesquisador.

Dentre as entidades interessadas merecem destaque a Associação dos Concessionários do Distrito de Irrigação do Platô de Neópolis (ASCONDIR), a Associação dos Produtores de Coco do Estado de Alagoas (PROCOCO), o Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil (SINDCOCO), a Associação dos Citricultores de Sergipe (ASCISE), a Secretaria de Estado da Agricultura do Abastecimento e da Irrigação de Sergipe e a Empresa Socôco S.A. Indústrias Alimentícias da Amazônia. A aprovação das bolsas contou ainda com o apoio do diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa - FAP-SE, Marcos Vandir, nas negociações finais junto ao CNPq, em Brasília.

Michereff considera que toda a mobilização reforça a missão da Embrapa Tabuleiros Costeiros na geração de tecnologias agropecuárias para a sustentabilidade do agronegócio na região Nordeste.

Mais informações: Sayonara Marinho Embrapa Tabuleiros Costeiros Telefone: (79) 2261361 ramal 1361 E-mail: sayonara@cnptc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/