01/08/03 |

Citros na TV: Embrapa mostra trabalho em rede nacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Clima Temperado, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentará em rede nacional de televisão, nesta sexta-feira, dia 22 de agosto, seu trabalho de pesquisa e produção de mudas matrizes de citros de mesa. O programa, gerado a partir de Brasília, denomina-se Dia de Campo na TV e será apresentado das 9 às 10 horas, podendo ser sintonizado através de antenas parabólicas de todo o País ou através dos sistemas Net e Sky.

O pesquisador Roberto Pedroso de Oliveira, responsável pelo trabalho com citros de mesa na Embrapa Clima Temperado, estará no estúdio do programa, em Brasília, acompanhado pelo viveirista de Pelotas Claudiomar Fischer (Quinta Marli Mudas), explicando importância e aplicação das geração de mudas matrizes de citros de mesa e respondendo perguntas dos telespectadores. Durante o programa, as perguntas podem ser efetuadas por telefone, fax ou e-mail. A ligação é gratuita, para o número 0800 701-1140. O fax do estúdio é (061) 273-8949 e o e-mail é diadecampo@sct.embrapa.br.

Conforme Roberto Pedroso, a base fundamental para a produção de frutas cítricas de mesa com alta produtividade consiste na utilização de mudas com qualidade genética, fitossanitária e fitotécnica, produzidas dentro de programas de certificação. Por intermédio do programa da Embrapa Clima Temperado, estima-se uma produção de 200 mil mudas certificadas de citros em 2003, na metade sul do RS, com perspectivas de franca ampliação nos próximos anos.

Um terço de tudo o que o mundo produz de laranjas provém de pomares brasileiros, o que torna o Brasil o maior produtor mundial. Cerca de um milhão de hectares são cultivados com citros, o que faz desta uma das principais atividades agrícolas do País, gerando 500 mil empregos diretos e contribuindo em exportações com um bilhão e 500 milhões de dólares anuais.

Como sintonizar

Para sintonizar a parabólica na recepção multiaberta, banda C, o transponder é 6A2, polarização horizontal, freqüência 3930 Mhz; para a antena doméstica, banda L, a freqüência é 1220 Mhz.

Sady Macêdo Sapper - MTb 5376/RS Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 275-8113 - sadi@cpact.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/