01/08/03 |

Economista é candidato único ao cargo na PB

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Algodão, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prepara-se para dar início ao processo de renovação do principal cargo da instituição, a chefia geral do centro de pesquisa, localizado em Campina Grande-PB. Ao contrário do que acontece com a maioria dos órgãos públicos federais, a administração das unidades da Embrapa não é uma indicação política. O chefe geral dos centros de pesquisa, como o da Embrapa Algodão, é selecionado num processo público, onde pesquisadores não pertencentes ao quadro da empresa também podem disputar o cargo.

O mandato é de dois anos, podendo ser renovado automaticamente por mais 24 meses, a critério do presidente da estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Concluída a fase de inscrição no início deste mês, a vaga da Embrapa na Paraíba será disputada por um único candidato, o economista Robério Ferreira dos Santos.

Especialista em Econometria e Economia Rural, com doutorado no Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE) da Universidade de São Paulo (USP), Santos terá como principal desafio expandir a atuação da Embrapa Algodão nos principais pólos da cotonicultura nacional, como a região do Cerrado brasileiro, dando continuação ao trabalho elogiado do seu antecessor, Eleusio Curvelo Freire. A empresa também precisará atuar mais fortemente junto à agricultura familiar, estimulando o desenvolvimento de culturas típicas dos pequenos produtores, a exemplo da mamona, sisal, amendoim e gergelim.   Amanhã, dia 26, Robério terá sua proposta de trabalho avaliada por um comitê especial composto pelos pesquisadores da Embrapa Joaquim Nunes da Costa, Francisco de Souza Ramalho e Aderaldo de Souza Silva, e por três representantes da sociedade civil organizada: Álvaro Lorenço Ortolan Salles (Diretor da Agropecuária Salles e Coordenador do Conselho Gestor do Fundo de Apoio à Cultura do Algodão de Mato Grosso), Hermino Ramos de Souza (Economista, Pró-Reitor de Planejamento da Universidade Federal de Pernambuco) e Fernando Garcia de Oliveira, Engenheiro de Produção, Professor Titular da UFPB, ligados aos movimentos sociais na Paraíba. Em caso de aprovação, o economista, que hoje é assessor da diretoria executiva da Embrapa em Brasília, deverá ser empossado no cargo até o final de setembro.   Jornalista: Dalmo Oliveira - MTb/PB N.º 0598 Embrapa Algodão Contatos: (83) 315.4361 E-mail: dalmo@cnpa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/