01/08/03 |

Projeto em parceria com a França vai estudar mudanças climáticas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acaba de retornar da França o pesquisador Flavio Gilberto Herter, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A viagem técnico-científica de duas semanas teve como ponto alto a elaboração de um novo projeto relacionando as mudanças climáticas e as conseqüências na produção de frutas, de modo a observar tal impacto nos agroecossistemas que exploram a fruticultura no Sul do Brasil.

Herter tem coordenado as ações da Embrapa Clima Temperado em ecofisiologia de plantas frutíferas, com ênfase na dormência. Na França, para inteirar-se dos resultados das pesquisas mais recentes e incorporá-los à investigação que coordena, ele esteve visitando laboratórios e pesquisadores em Clermont Ferrand e Montpellier. Entre as instituições com as quais Herter interagiu, estão o Instituto de Pesquisas Agrícolas da França (INRA) e a Unidade Mista de Pesquisa em Fisiologia Integrada de Árvores Frutíferas (UMR-PIAF). Em Montpellier, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado visitou o Labex, que é o laboratório virtual avançado da Embrapa, atualmente funcionando na Europa e Estados Unidos. O Labex promove o intercâmbio e atualização de cientistas brasileiros e estrangeiros que atuam na pesquisa agropecuária.

Ainda na França, Herter tratou de atividades do programa de pós-doutorado 2003, sendo que Marcos Wrege, da unidade de Pelotas, deverá desenvolver atividades que se inserem em projeto já em andamento que trata da repercussão das mudanças climáticas na floração de algumas frutíferas.

Sady Macêdo Sapper - MTb 5376/RS Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 275-8113 - sadi@cpact.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/