01/08/03 |

Departamento de Agricultura dos EUA envia técnicos à Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Realizar relatórios sobre modelos de produção implantados em diferentes regiões do Brasil e fazer estimativas sobre a produção de grãos, especificamente de soja. Estes são os principais objetivos da visita de técnicos do United States Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, USDA) a diversas instituições de pesquisa e desenvolvimento brasileiras. A equipe é composta pelos técnicos Michael Shean, especialista em estimativas de safra, Alan Hallman, economista especializado em agricultura internacional, Ron Verdonk, cônsul no Brasil do departamento, e Sérgio Barros, especialista em agricultura e assessor do órgão em São Paulo.

Na última terça-feira, 12, a equipe se reuniu com a chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Rondônia, pesquisadora na Área de Agroflorestas e Plantas Medicinais Vanda Gorete Rodrigues, na Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Porto Velho (RO). A pesquisadora traçou um perfil das propriedades no Estado - com predominância da agricultura familiar em sistemas de agricultura itinerante, fazendo uso de técnicas como desmatamento e queimadas - e revelou o grande desafio da empresa: "criar alternativas de uso e ocupação da terra para que o agricultor tenha condições de produzir no mesmo local durante o maior período possível". A utilização de sistemas agroflorestais e a exploração sustentável de modelos tradicionais de produção, como extração de madeira, fruticultura e plantas medicinais, foram mostrados.

Para Vanda Gorete, tais técnicas de uso e ocupação da terra são alternativas viáveis para manter a terra protegida, evitando a degradação de novas áreas. A realização da poda do café (em sistemas consorciados com espécies florestais, otimizando em até 40% a produtividade) e o uso de leguminosas como adubação verde (mantendo a matéria orgânica no solo e estabelecendo a fixação de nitrogênio) também foram apresentados aos técnicos do Departamento de Agricultura. Finalizando a programação da visita, a pesquisadora apresentou um diagnóstico sobre a cultura da soja em Rondônia e os principais pólos produtores, localizados no cone sul.

Impressões - "O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos depende da atuação de seus especialistas para traçar projeções e análises sobre a agricultura brasileira", explica o cônsul Ron Verdonk. Segundo ele, as características da agricultura na região amazônica surpreendem pelos altos índices de produtividade em confronto com os desafios ambientais. "De um lado, é necessária a preservação ambiental. De outro, produtores rurais querem ocupar os solos da região para produzirem mais. É uma situação difícil para o Brasil", analisa.

De acordo com Verdonk, os técnicos do departamento ficaram surpresos com os altos índices de produtividade verificados em culturas de soja e laranja em lavouras brasileiras. "Os agricultores brasileiros produzem de maneira mais econômica que os produtores norte-americanos. Temos muito respeito por eles", disse. No Consulado Geral Americano em São Paulo, Ron Verdonk tem a missão de apoiar empresas americanas que têm o interesse em vender seus produtos agrícolas no Brasil, fazendo análises de mercados e comportamentos. A missão dos EUA seguiu para Roraima, onde visita a Unidade da Embrapa no Estado. Mais informações pode ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia: (69) 225-9387.

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/