01/08/03 |

Definidas prioridades de pesquisa para agricultura familiar no Ceará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As demandas de pesquisa e de transferência de tecnologias, à agricultura familiar, na área da caprino-ovinocultura, para o estado do Ceará, já estão mapeadas. Na pesquisa, a principal demanda é para um estudo da complexidade do semi-árido nordestino, focando as potencialidades dos territórios definidos pelo Governo Federal; e os sistemas de produção e suas interações sociais,  econômicas e ambientais.

Na transferência de tecnologias, há necessidade de se repassar informações sobre manipulação da caatinga e sistemas agrossilvipastoris; produção e conservação de alimentos para animais; estratégias de uso e conservação dos recursos naturais; unidades artesanais e semi-industriais de processamento de produtos vegetais e animais; assesoramento técnico; e manejo do sistema criatório – produção, reprodução, sanidade animal e instalações.

A matriz das demandas foi construída dia 21 de agosto, durante todo o dia, no auditório da Embrapa Caprinos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada no município de Sobral, a 222 quilômetros ao norte de Fortaleza, CE. A reunião técnica promovida pelo Núcleo de Ação e Pesquisa para Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável- NAF, da Unidade.

Participaram do evento pesquisadores, o superintendente do INCRA no Ceará, Eduardo Martins Barbosa; e representantes do Banco do Nordeste, Universidade Vale do Acaraú, Emater, Universidade Federal do Ceará, Cáritas, Fetraece, SETA, Sebrae, CEAT, Capacit, Pastoral da Criança, Instituto Carnaúbas, Prefeitura de Sobral, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massapé e da Associação dos Criadores de Sobral.

O evento foi coordenado pela pesquisadora Helenira Ellery Marinho, gerente do Núcleo de Ação e Pesquisa para Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável;  e pelo o engenheiro agrônomo Marcelo Renato Araújo, ambos técnicos da Embrapa Caprinos.

Fernando Sinimbu - 654 MT/PI. Embrapa Roraima Contatos: (95) 626-7125 - fernando@cpafrr.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/