01/08/03 |

Técnicas avançadas de diagnóstico de doenças animais é tema de curso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com o Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia promove o "Curso de Técnicas Moleculares e Bioinformática no Diagnóstico de Enfermidades Animais" que acontece de 15 a 27 de setembro na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande MS). O curso vai abordar desde noções teóricas a métodos avançados no diagnóstico molecular e bioinformática aplicados à doenças animais.

O diagnóstico das doenças infecciosas e parasitárias dos animais de produção é de fundamental importância para o estabelecimento das condições adequadas de profilaxia, controle e manejo sanitário dos rebanhos, contribuindo para o incremento da produtividade dos rebanhos, a redução dos custos de produção e o aumento da qualidade de seus produtos, consequentemente, aumento da lucratividade na pecuária.

Com a globalização, esses aspectos tornaram-se mais importantes devido às exigências do mercado internacional, que estão substituindo as barreiras alfandegárias pelas sanitárias, tornando esses fatores limitantes do comércio. Para se proceder a vigilância e a defesa sanitária animal é necessário que os profissionais detenham conhecimentos avançados no diagnóstico de enfermidades animais.

O avanço da biologia molecular abriu perspectivas para o controle mais eficiente de doenças que ocorrem nos animais, com as novas gerações de vacinas e métodos de diagnóstico. Adicionalmente, o conhecimento em biologia computacional e bioinformática proporciona melhor capacitação dos técnicos.

O curso de Técnicas Moleculares e Bioinformática no Diagnóstico de Enfermidades Animais vai propiciar aos participantes capacitação profissional nessa área que, hoje, é tão importante no cenário mundial. São 16 vagas para profissionais de instituições de pesquisa da América do Sul. Seis vagas são para a Argentina, sete para o Brasil, uma para o Paraguai, uma para o Uruguai e uma para a Colômbia.

Para participar da seleção, o candidato deve ser graduado há pelo menos dois anos em Medicina Veterinária, Biologia, Farmácia Bioquímica ou Medicina. Atuar nas áreas de diagnóstico de enfermidades de animais, medicina veterinária preventiva, epidemiologia animal, biologia computacional ou biologia molecular. O currículo deve ser cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cleber@cnpgc.embrapa.br até o dia 15 de agosto. A inscrição para argentinos será feita na sede do Centro Brasileiro de Biotecnologia em Buenos Aires. Para informações adicionais deve-se contatar fsimoes@cnpq.br. Também serão fornecidos translado e estadias para estudantes selecionados não residentes em Campo Grande (MS). A coordenação do curso é dos pesquisadores da Embrapa Gado de Corte Cláudio Roberto Madruga, Cleber de Oliveira Soares e Flábio Ribeiro de Araújo.

Gisele Rosso - DRT 3091/PR Embrapa Gado de Corte Contatos: (67) 368-2142 e 368-2023 - girosso@cnpgc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/