01/08/03 |

Disponibilizadas mais duas variedades de feijão caupi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Roraima (Boa Vista/RR), está recomendando duas variedades de feião caupi, a BRS Mazagão e Amapá, recomendadas para cultivo em área de mata. A recomendação oficial acontecerá nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, a partir das 8:30hs, durante um dia-de-campo, na fazenda experimental Confiança, a 60 quilômetros do município de Cantá, na região norte.

As duas variedades apresentam, em escala comercial, uma produtividade média, por hectare, de 1,3 tonelada. A BRS Mazagão é destinada mais a produtores da agricultura empresarial, porque a mecanização facilita o plantio e a colheita. A Amapá pode ser cultivada por pequenos agricultores, para a produção de grãos verdes e maduros. A produção de grãos secos é recomendada para os agricultores empresariais.

No mesmo evento os pesquisadores José Oscar Lustosa Júnior, Paulo Roberto Valle e Moisés Mourão Júnior, irão apresentar também várias linhagens de feijão caupi que estão em avaliação em área de mata. Será apresentado ainda o manejo de pragas e doenças.

Desempenho da Soja – Nesta mesma sexta-feira, também a partir das 8:30hs, a Embrapa Roraima promoverá outro dia-de-campo sobre produção de soja. O evento será desenvolvido na fazenda Novidade, do produtor Shigueo Shimada, a 48 quilômetros do município de Alto Alegre, na região leste.

A demonstração do desempenho de linhagens e cultivares de soja, como Luziânia, Boa Vista, Nova Fronteira, Mirador, Tracajá e Celeste, será um dos destaques do dia-de-campo. Os produtores vão conhecer também, entre outras tecnologias e processos, os efeitos da inoculação em sementes; parcelamento de potássio no plantio e na cobertura; plantio direto em capim nativo; e efeitos de fertilizantes no desempenho das cultivares BRS MA e Sambaíba.

Vicente Gianluppi, Oscar José Smiderle e Daniel Gianluppi, pesquisadores que coordenam o evento, vão mostrar ainda as características de solo, escolha de área, plantio e adubação, número de plantas por hectare, além de tratamento de sementes e aspectos econômicos na produção da soja. Mais informações pelo e-mail sac@cpafrr.embrapa.br.

Fernando Sinimbu Registro 654 MT/PI Fone (95) 626-7118 E-mail: fernando@cpafrr.embrapa.br

 

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Feijão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/