01/08/03 |

Embrapa faz lançamento de publicações durante o PecNordeste 2003

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A sétima edição do Seminário Nordestino  de Pecuária, PecNordeste, que segue até o dia 15 de agosto no Centro de Convenções de Fortaleza (CE), tem como tema este ano "Novas Oportunidades de Desenvolvimento". Realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o evento vai contar com ampla programação de palestras e seminários setoriais, voltados para os setores produtivos, comercial, industrial, financeiro e governamental, na busca de soluções e oportunidades conjuntas para o desenvolvimento a agropecuária regional.

A Embrapa Caprinos (Sobral/CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Minstério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai coordenar e participar de seis palestras técnicas, abordando assuntos como inseminação artificial em ovinos, alternativas alimentares para caprinos e ovinos no semi-árido e políticas de controle de doenças de caprinos e ovinos, dentre outros.

A Embrapa Caprinos também participa do evento no estande do MAPA, levando diversas tecnologias desenvolvidas pela empresa, principalmente nas áreas de manejo sanitário, nutrição e reprodução. Técnicos e pesquisadores  das diversas áreas de atuação estarão à disposição dos visitantes para a troca de informações e de difusão de suas novas  tecnologias. Livros e publicações estarão expostos para venda e distribuição.

Lançamento

Durante o PecNordeste, a Embrapa Caprinos lançou as publicações "Importância do diagnóstico precoce de doenças em pequenos ruminantes" e "Utilização de subprodutos da indústria frutífera na alimentação de caprinos e ovinos". A primeira publicação enfatiza a importância do manejo sanitário adequado para minimizar impacto econômico causado pelas enfermidades do rebanho. Orienta também sobre os diferentes métodos de diagnóstico precoce e fala das perspectivas de marcadores moleculares na detecção de genótipos resistentes a enfermidades.

Durante o PecNordeste, a Embrapa Caprinos lança as publicações "Importância do diagnóstico precoce de doenças em pequenos ruminantes" e "Utilização de subprodutos da indústria frutífera na alimentação de caprinos e ovinos". A primeira publicação enfatiza a importância do manejo sanitário adequado para minimizar impacto econômico causado pelas enfermidades do rebanho. Orienta também sobre os diferentes métodos de diagnóstico precoce e fala das perspectivas de marcadores moleculares na detecção de genótipos resistentes a enfermidades.

O outro documento aborda a potencialidade da utilização de resíduos de diversas frutas como caju, abacaxi, acerola, manga, dentre outras, na alimentação de pequenos rebanhos, como alternativa para a escassez de forragem no período seco. São analisados os valores nutricionais dos subprodutos, bem como os rendimentos médios e o resultado da alimentação no desempenho animal.

O lançamento acontece no dia 14, quinta-feira, às 17h30min, no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Teresa Barroso -DRT 812CE JP Embrapa Agroindústria Tropical Contatos: (85) 299-1907 - teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Produção da Informação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/