01/08/03 |

Capacitação em educação ambiental é tema de curso em Amparo, SP

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Estância Hidromineral de Amparo faz parte do Circuito das Águas de São Paulo. Para diminuir o risco de contaminação pelo lixo dos mananciais, o Departamento de Saneamento Ambiental - SAE e a Secretaria de Educação e Cultura de Amparo, SP estão implantando a coleta seletiva do lixo e iniciaram um projeto de capacitação acreditando que esse trabalho proporcionará subsídios aos professores, orientadores educacionais e as lideranças dos diversos segmentos, uma vez que, todos devem se conscientizar que são integrantes e transformadores do ambiente.

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa, como parceira da prefeitura municipal de Amparo, do Projeto de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, aprovado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, essencialmente de educação ambiental comunitária.

O curso Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos que acontece de 11 a 15 de agosto, possui três turmas: a primeira das 7h30 às 11h30, a segunda, de 13h30 às 17h30, e a terceira das 18h às 22h. Mostra a importância da re-educação de hábitos de consumo, com atitudes básicas para um relacionamento sustentável com o meio ambiente, como, por exemplo, evitar comprar produtos que usem embalagens em excesso e difíceis de serem reaproveitadas, a economia e reuso da água, a importância da coleta seletiva e da reciclagem do lixo.

Esse trabalho de capacitação dos professores e lideranças comunitárias visa a educação ambiental não-formal, com práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização na defesa da qualidade do meio ambiente.

Espera-se que esses multiplicadores sensibilizem a comunidade para conseguir sua cooperação quanto ao manejo adequado dos resíduos. Para isso, será demonstrado o funcionamento da central de reciclagem, o tipo adequado dos recipientes de coleta e sua localização, e também a importância da separação de produtos e a recuperação de materiais com possibilidades de reuso, antes que os resíduos sejam colocados para a coleta.

Os aspectos sociais envolvidos e o benefícios ao meio ambiente são muito importantes, fala José Maria Gusman Ferraz, pesquisador da Embrapa e um dos professores do curso. Guaraci Diniz Jr, do Sítio Duas Cachoeiras – Educação e Agricultura e Lisa Gumm, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor fazem parte desse projeto como parceiros e professores.

Os participantes do curso, junto com seus alunos, escolas ou comunidades, irão desenvolver projetos referentes aos temas apresentados para que sejam apresentados em outubro de 2003, em um evento realizado na cidade.

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/