01/08/03 |

Embrapa realiza seminário sobre de Área de Preservação Ambiental

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, realizou no dia 20 de agosto, às 13h30, um seminário técnico sobre a formação de uma Área de Preservação Ambiental (APA) aberto a participação do público interessado.

 A APA é uma Unidade de Conservação de Uso Direto, ou seja, diferente da maioria das outras categorias de unidades de conservação, suas terras permanecem com o donos que podem usar e alterar a área de forma controlada, sem que o Estado exija sua preservação total.

Os principais objetivos de uma APA são a preservação da mata aluvial, dos recursos hídricos, da tradição gaúcha na fronteira, das espécies ameaçadas de extinção em nível regional, além de melhorar a qualidade de vida das populações através da orientação e disciplina das atividades econômicas locais, estimular o turismo ecológico, a educação ambiental e a pesquisa científica.        

A palestra foi ministrada pela engenheira agrônoma e responsável pela APA do Ibirapuitã Berenice Santos Marques. Esta área de proteção abrange as cidades de Alegrete, Quaraí, Livramento e Rosário do Sul, no Ecossistema do Pampa, abriga espécies de animais raros ou ameaçados de extinção, bem como grande diversidade de plantas nativas e representativas do Ecossistema Campos Sulinos.  

Um dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos para atingir os objetivos da APA do Ibiraiputã são as pesquisas em convênio com a Fundação Maronna e a Embrapa para a obtenção de dados de produção e qualidade do campo natural, visando estabelecer parâmetros para uma produção sustentável.

Para entrar em contato com a APA o telefone é o (55) 422 2740 ou pelo e-mail apabere@bnet.com.br oumarona@via-rs.net.

Cristiane Betemps - MTB 7418 - RS Embrapa Pecuária Sul Contatos: 053) 242 8499, ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/