01/08/03 |

Embrapa participa da implantação da Rede Nacional de Proteoma

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Doze cursos de capacitação em  análise de proteínas serão ministrados neste segundo semestre
 Desvendar os segredos das proteínas, cuja composição e estrutura têm importância fundamental para o futuro da humanidade, é o motivo da implantação da Rede Nacional de Proteoma, coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. O projeto contará com doze cursos de curta duração, realizados em Belo Horizonte, Brasília, Campinas e Campos, onde serão abordados temas gerais como a introdução à análise proteômica e técnicas específicas como espectrometria de massa, cromatografia líquida, eletroforese bidimensional, seqüenciamento de peptídeos. O objetivo principal da rede é promover a capacitação de recursos humanos em técnicas de interesse para os trabalhos com proteoma.

Os cursos terão financiamentoparcial do CNPq. O Ministério de Ciência e Tecnologia promoveu várias reuniões para encontrar uma saída satisfatória no que diz respeito ao proteoma e a solução encontrada foi implantar, de imediato, uma rede de capacitação, pois "trabalhar com proteínas envolve muito mais etapas do que com ácidos nucléicos e as técnicas de química de proteínas e espectrometria de massa utilizadas para os estudos de proteomas são muito mais complexas do que as foram desenvolvidas para DNA ", ressaltou o Dr. Carlos Bloch, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e um dos componentes da comissão encarregada da seleção dos cursos.   Segundo Carlos Bloch, biólogo e Doutor pela Universidade de Brasília (UnB) com pós doutorado em físico-química de acromoléculas na Inglaterra, uma das definições mais aceitas diz que proteoma é o estudo global das proteínas presentes em um determinado evento ou momento metabólico. Por exemplo, durante as diferentes fases de crescimento de uma ave, diversos genes são "ligados" enquanto outros são "desligados", indicando assim que determinados conjuntos de proteínas param de ser expressos, enquanto outros começam a ser sintetizados.

O estudo dessas proteínas permitirá a identificação de novos alvos farmacológicos, a criação de novos reagentes para diagnósticos clínicos e o desenvolvimento de imunobiológicos de interesse sócio-econômico, além de inúmeras aplicações na agropecuária e na indústria de alimentos.

Carlos Bloch coordenará seis cursos, sendo dois na cidades de Campinas (Laboratório Nacional da Luz Sincroton) e quatro em Brasília (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia): Purificação e Identificação de Proteínas por Cromatografia Líquida e MALDI-TOF/MS (2 cursos); Seqüenciamento de Peptídeos por LC/MS/MS Presentes em Misturas Complexas Provenientes de Hidrolisados Protéicos (2 cursos); Ressonância Plasmônica de Superfície (SPR) Aplicada a Problemas Proteômicos na Identificação de Moléculas Alvo e; Seqüenciamento de peptídeos, presentes em misturas complexas provenientes de hidrolisados protéicos por LC/MALDI MS/MS em espectrômetro AB 4700 Proteomics Analyzer (TOF-TOF).

Cada curso terá turmas de no máximo doze alunos. Os interessados podem acessar a página eletrônica do Ministério de Ciência e Tecnologia www.mct.gov.br/Temas/biotec/proteoma_2003.htm, para consulta do período relativo ao curso e de data limite das inscrições. Os candidatos poderão fazer a inscrição gratuitamente, enviando um e-mail para maura@cenargen.embrapa.br ou cbloch@lnls.br , com uma carta de recomendação do chefe de grupo de trabalho ou orientador, acompanhado de um pedido de inscrição justificando o interesse no curso, além do Curriculum Vitae, que deve estar obrigatoriamente cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

Maíra Guedes & José Manuel Cabral de Sousa Dias.  Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - cabral@cenargen.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/