01/08/03 |

Mais de 60 inseminadores são capacitados pela Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, encerrou dia 01 de agosto o quinto curso de Inseminação Artificial realizado em parceria com  a Associação/Sindicato Rural de Bagé e SENAR/RS. O curso foi ministrado pelos pesquisadores e  médicos veterinários Jocely Portella e Sérgio Renan Alves e tem duração de cinco dias com 40 horas/aula.   

De acordo com o coordenador, Jocely Portella, o curso auxilia no desempenho do animal. "Melhoramos o desempenho produtivo  do rebanho na carne e no leite gerando animais de alta qualidade", explica. O treinamento disponibiliza  ainda a capacitação  para o trabalho. "De posse desta qualificação o inseminador pode trabalhar em sua propriedade, prestar serviços a comunidade, e consequentemente aumentar sua renda", salienta Portella.

Segundo pesquisa da Embrapa a inseminação é utilizada por apenas 9% das propriedades rurais do país, o que aumenta os custos, visto que é utilizado um reprodutor para cinqüenta vacas, enquanto que com a técnica, uma coleta de sêmen é utilizada em trezentas vacas.

Para o proprietário rural, João Munhoz Alves, este curso oportuniza um melhor aproveitamento. "Com esta técnica eu adquiro um maior conhecimento da área da pecuária e é um fator de economia importante ", enfatiza. O treinamento já capacitou mais de 60 pessoas e a próxima capacitação começa no dia 25 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (53) 242 - 5262.             Cristiane Betemps - MTB 7418 - RS e Janaina Fagundes - Estagiária Embrapa Pecuária Sul Contato: (53) 242-8499, ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/