01/08/03 |

Agricultores familiares terão acesso a sementes da Embrapa em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Sementes de variedades de milho e arroz desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento serão distribuídas a partir de outubro entre famílias de agricultores familiares de Rondônia pela Secretaria de Agricultura do Estado.

O secretário Luiz Cláudio Pereira Alves divulgou dia 01 de agosto, durante o "1º Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Rondônia", realizado em Porto Velho, o conteúdo do "Projeto Semear" que fará a aquisição das sementes para distribuição entre agricultores. As sementes estão sendo adquiridas de produtores do estado de Mato Grosso.

Serão adquiridas 592,36 toneladas de sementes de arroz das variedades "Primavera", "Soberana" e "Maravilha" e 540 toneladas de sementes de milho das variedades BRS 4154 (o milho "Saracura", indicado para regiões alagadiças), BRS 451 (milho branco), BRS 4157, BR 106 e BR 473. Todas as variedades de arroz e de milho foram desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa. A indicação das variedades mais adaptadas às condições climáticas e de relevo do Estado foi feita à Secretaria pela Embrapa Rondônia, unidade da empresa localizada em Porto Velho, RO.

"Agradecemos a Embrapa Rondônia pela indicação das variedades mais adaptadas ao nosso Estado", frisou Luiz Cláudio Pereira. Ele ainda fez questão de destacar que Rondônia será beneficiada pelo incremento na produção de grãos, através da geração de ICMS. O chefe geral da Embrapa Rondônia, Newton de Lucena Costa, acompanhou a decisão e destacou a importância da pesquisa desenvolvida pela empresa, responsável pela introdução das variedades no Estado.

IDe acordo com Lucena, variedades de arroz recém-lançadas pela Embrapa Rondônia - como a "Soberana", de alta capacidade produtiva - demonstram o compromisso da empresa com a agricultura familiar no país.

O secretário Luiz Cláudio Pereira Alves anunciou também projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes) que serão implantados com o objetivo de otimizar a cadeia produtiva de diversas culturas, como a piscicultura, o café e a pecuária, tendo destaque, segundo ele, o programa de geração de emprego e renda que pretende atrair indústrias para Rondônia. "Seis indústrias já confirmaram sua instalação", adiantou. Agricultura familiar é debatida pelo Pronaf

O representante do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Joel Henrique Cardoso, também esteve presente no evento e demonstrou a realidade da agricultura familiar no país, assim como a necessidade de investimentos no setor para o cumprimento das previsões do Programa Fome Zero. "A agricultura familiar necessita de políticas públicas e devemos buscar alternativas para o produtor", destacou. Nesse sentido, Cardoso mostrou linhas de crédito oferecidas pelo programa em setores como pesca, pecuária e meio ambiente e anunciou o lançamento do "Cartão Pronaf".

"Essa estratégia surge exatamente para facilitar a desburocratização do crédito, fazendo com que o agricultor familiar tenha acesso a tais incentivos", disse.

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/