01/08/03 |

Livro que explica ciência em cordel será lançado este mês

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Livro da Embrapa será lançado junto com inauguração de biblioteca em Planaltina, DF
Agosto é sempre um mês de festa para a cidade de Planaltina, a mais antiga do Distrito Federal, pois é a data em que comemora o seu aniversário. Mas este ano, ao apagar as velinhas pelas suas 144 primaveras, Planaltina vai ter dois novos motivos para comemorar: a inauguração da biblioteca pública "Sebastião do Espírito Santo" e o lançamento do livro "Brasil, do descobrimento à Vitória", de autoria do técnico da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Edvalson Bezerra Silva.

A obra, publicada pela Embrapa Informação Tecnológica, narra em cordel os avanços da ciência na área de reprodução animal no Brasil, desde a época do descobrimento até o nascimento do primeiro animal clonado da América Latina: a bezerra Vitória da Embrapa, que foi um marco científico para o país. Os eventos acontecerão simultaneamente no dia 28 de agosto, às 16 horas.

O lançamento do livro se encaixa perfeitamente no evento de inauguração da biblioteca, já que um dos objetivos do autor é incentivar o hábito da leitura, especialmente entre o público infanto-juvenil, para o qual destina-se o livro. Por isso, ele se preocupou em fazer um livro ilustrado, com textos curtos e letras grandes para facilitar a compreensão e estimular a leitura, possibilitando que o público "mergulhe na ciência", como gosta de afirmar. Edvalson compara a educação a um bolo, no qual os principais ingredientes são um livro e uma biblioteca.

Pela receita do autor, pode-se dizer que este ano Planaltina vai experimentar talvez o seu melhor bolo de aniversário. Além da preocupação com a divulgação da ciência e com o aumento do prazer pela leitura, outros motivos levaram o autor a eleger Planaltina como o cenário perfeito para o lançamento oficial de sua obra. Edvalson é morador de Planaltina há 28 anos e um eterno apaixonado pela cidade, já tendo produzido vídeos sobre as suas tradições culturais, e matérias em jornais e revistas.

Na verdade, com o uso da literatura de cordel, Edvalson pretende divulgar a ciência não apenas para o público estudantil brasileiro, mas também para a população iletrada, visto que o cordel pode ser cantado. Ele cita como exemplo a história de Lampião e Maria Bonita, que é conhecida por todo o povo do Nordeste, mesmo pelos que não sabem ler, pela forte influência do cordel naquela região.

Com a inauguração da biblioteca e o lançamento do livro, Planaltina dá um passo a frente no sentido de estimular a leitura e desenvolver a cultura para os estudantes e para toda a sociedade. Essas iniciativas, como acredita Edvalson, deveriam se estender a outras cidades do DF e do Brasil, pois representam uma possibilidade de melhorar a capacidade de leitura do público estudantil brasileiro e de colaborar para que o país saia da triste posição que ocupa hoje como 37° país em capacidade de leitura, de acordo com um estudo comparativo entre 41 países realizado pela Unesco e Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), desenvolvido com jovens na faixa de 15 anos, de escolas públicas e privadas. O Brasil ganhou apenas da Macedônia, Albânia, Indonésia e Peru.

Com a nova biblioteca, que será informatizada, a comunidade de Planaltina vai passar a contar com um espaço de 130 metros quadrados, divididos em duas salas de leitura, que podem atender a cerca de 20 usuários simultaneamente, além de um acervo de aproximadamente 9.600 obras catalogadas, até o momento. Mas um dos objetivos, segundo Divino Rabelo, Administrador Regional da cidade, é ampliar esse acervo através do recebimento de doações e intercâmbio com outras bibliotecas públicas da cidade e do país

E quanto a isso, já começaram bem porque além do livro que será lançado, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Informação Tecnológica doarão mais de 60 livros à nova biblioteca. A Divisão Regional de Cultura de Planaltina e a Coordenação da Biblioteca pretendem revitalizar o espaço, desenvolvendo atividades culturais, como concursos de poesias, entre outras.

Desde que foi publicado, em junho deste ano, o livro tem alcançado uma boa repercussão na mídia nacional, mas Edvalson espera que com o lançamento, o sucesso seja ainda maior. "Com a inauguração da biblioteca e o lançamento do livro, esperamos galgar um degrau importante para a disseminação da ciência e o avanço da cultura no Brasil", finaliza o autor.

O lançamento do livro "Brasil: do descobrimento à Vitória" será durante a inauguração da biblioteca pública "Sebastião do Espírito Santo", no dia 28 de agosto, às 16 horas, na Rua João Quirino, quadra 44, lotes 1 e 2 (onde funcionava a antiga prefeitura), Planaltina, DF.

Mais informações podem ser obtidas com Uberdan Marcelino de Oliveira, Diretor de Cultura da Administração Regional de Planaltina, pelo telefone: (61) 389-2243, ramal 140.

Fernanda Diniz - MTb 4685/89/DF Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/