01/08/03 |

Brasil vai sediar evento internacional de Biologia Molecular

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em 2006, o Brasil vai sediar a 14ª Conferência Internacional de Sistemas Inteligentes em Biologia Molecular (ISMB, em inglês), que pela primeira vez vai ocorrer na América Latina. O comitê organizador aceitou a indicação do pesquisador da Embrapa Goran Neshich, que é líder do Núcleo de Bioinformática EstruturaI da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) e membro da diretoria da International Society for Computational Biology (ISCB), entidade responsável pelo evento, que se realizará de 4 a 11 de agosto de 2006, em Fortaleza.

O Núcleo de Bioinformática Estrutural (NBI) da Embrapa Informática Agropecuária desenvolve ferramentas de bioinformática funcional e estrutural que permitem entender como os genes e as proteínas funcionam e interagem entre si. O principal produto do NBI é o Sting Millennium Suite, um conjunto de 19 aplicativos que auxilia, por meio de análise tridimensional, o estudo da relação entre a estrutura das proteínas e das suas interações. As bases de dados do NBI são o resultado da análise computacional dos dados disponíveis em fontes públicas.

Esse estudo é fundamental para entender o funcionamento das moléculas e como ativar ou desativar determinadas funções das proteínas para a descoberta de princípios ativos que resultem em novas técnicas de controle de processos biológicos ou na descoberta de novos fármacos e agrotóxicos, contribuindo para o aumento da produção de alimentos e para a cura de doenças. O Sting já é usado em vários centros internacionais de pesquisa. Desde abril, está espelhado na Espanha, no Centro Nacional de Biotecnologia localizado em Madri, e no Instituto de Bioquímica e Biologia Molecular de La Plata, Argentina. Também pode ser acessado gratuitamente no Banco de Dados de Estrutura de Proteínas (PDB) da Universidade de San Diego, Califórnia e na Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque.

O NBI é membro da Rede Iberoamericana de Bioinformática e faz parte de um convênio que representa o Brasil na Rede Européia de Biologia Molecular e Bioinformática (EMBnet). Esse convênio é formado pela Embrapa, Laboratório de Genômica e Expressão da Unicamp, Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Fiocruz. Também desenvolve projetos em parceria com vários centros nacionais de pesquisa, como a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da Universidade de São Paulo, Instituto Butantan, Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre outros.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) investiu mais de um milhão de reais na infra-estrutura do núcleo, inaugurado em outubro do ano passado. Conta com uma equipe de cinco pesquisadores e cinco estudantes e ainda tem capacidade para absorver interessados em desenvolver pesquisas com bolsas concedidas por agências de financiamento.

Jornalista: Nadir Rodrigues Pereira Embrapa Informática Agropecuária E-mail: nadir@cnptia.embrapa.br Telefone: (19) 3789-5747  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/