01/09/03 |

Embrapa Rondônia intensifica combate à brucelose e tuberculose

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Dia 22 de setembro, inicia a primeira etapa de implantação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) em Rondônia. O 1º seminário sobre o tema aliado à realização do evento paralelo – "Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis" (EET); na Embrapa Rondônia (Porto Velho, RO) irá capacitar médicos-veterinários da rede pública e privada a padronizar o diagnóstico da brucelose e tuberculose em bovinos e bubalinos. Somente profissionais credenciados a partir de treinamentos ministrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), poderão efetuar o controle e a erradicação das duas doenças no rebanho bovino e bubalino de todo o Brasil.

O objetivo principal do programa do Mapa é que as propriedades com rebanhos de leite e corte obtenham a "Certificação de Propriedades Livres e Monitoradas de Brucelose e Tuberculose". Este processo deverá ocorrer a partir de 2004, mas para isto, os produtores rurais deverão submeter os rebanhos a controles periódicos das doenças, atendendo à Instrução Normativa nº 02 de 10/10/2001 da Secretaria de Defesa Agropecuária.

As Unidades da Embrapa em Rondônia e no Acre, O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Delegacia Federal da Agricultura (DFA), a Agência de Defesa Sanitária de Rondônia (Idaron), a Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes) e a Emater – RO, realizam o primeiro evento para 21 médicos-veterinários do Estado.

Especialistas da Embrapa, da Delegacia Federal da Agricultura e da Universidade Federal do Acre são os responsáveis pela padronização de metodologia e diagnóstico dos exames de tuberculose e brucelose (veja os nomes dos especialistas que compõem a equipe no final da matéria).

Na parte teórica, o seminário irá abordar o histórico das duas doenças, a evolução, a caracterização, os sintomas e suas implicações na saúde pública. A prática acontecerá no laboratório de Sanidade Animal da Embrapa Rondônia e na fazenda do presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (Aspro), João do Vale. "Nosso objetivo é a valorização e a melhoria da qualidade da carne do nosso rebanho", explica um dos instrutores, o médico-veterinário da Embrapa Acre Francisco Aloísio Cavalcante, que será o profissional responsável pela oficina de brucelose. Francelino Goulart da Silva Neto, da Embrapa Rondônia, também médico-veterinário, será o responsável pela oficina de tuberculose. Consumidor será o principal beneficiado

Hoje, o Brasil é o principal exportador de carne bovina do mundo. O seminário que acontece na próxima semana será o primeiro passo para a obtenção de certificados de área livre de brucelose e tuberculose. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será o órgão responsável pela certificação dos produtores que vacinarem seus rebanhos. Na região Norte do Brasil, Rondônia é o primeiro Estado a realizar o treinamento. No próximo ano é a vez do Acre se enquadrar às exigências do Mapa. Além da brucelose e da tuberculose, o seminário irá abordar as encefalopatias, doenças viróticas do sistema nervoso dos rebanhos, como a raiva e a doença da vaca louca.

Os especialistas que irão ministrar os treinamentos na Embrapa Rondônia foram credenciados a partir do "5º Seminário de Brucelose e Tuberculose em Bovinos e Bubalinos", realizado pelo Mapa no Laboratório Regional de Apoio Animal (Lara), órgão localizado em Pedro Leopoldo, município a aproximadamente 30 quilômetros de Belo Horizonte, Minas Gerais, em agosto desse ano. Cada entidade envolvida tem uma responsabilidade na transferência dos conhecimentos. A Delegacia Federal de Agricultura, por exemplo, será o órgão normativo do credenciamento de veterinários nos dois Estados. O apoio logístico será de responsabilidade da Idaron. A Seapes entrará com o apoio técnico e a Emater – RO, através do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (Pró-Leite), irá adquirir os materiais para a realização dos treinamentos. Já a infra-estrutura e a organização dos cursos será de responsabilidade da Embrapa Rondônia.

Saúde pública – O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal deverá instaurar uma nova realidade na pecuária de Rondônia, após a erradicação da febre aftosa, valorizando ainda mais seus produtos de origem animal. Segundo o pesquisador Francelino Goulart da Silva Neto, os índices de incidência das enfermidades no Brasil ainda são elevados. "Dados de notificação oficiais mostram que a brucelose atingiu entre 4 e 5% do rebanho de bovinos e bubalinos no período entre 1988 e 1998", revela Goulart. "A tuberculose atacou 1,3% do rebanho no mesmo período", completa.

A brucelose ataca o aparelho genital feminino e masculino, provocando inflamações nos órgãos e infertilidade. É transmitida pelo leite e pelo contato com animais infectados. "A própria vacina para imunização pode ser instrumento de contágio. Daí a necessidade de atuação dos veterinários", pondera o pesquisador. Já a tuberculose atinge os aparelhos respiratório e digestivo e tecidos ósseos. Mais informações sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal podem ser obtidas junto à Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387 ou pelo e-mail goulart@cpafro.embrapa.br . Abaixo, veja detalhes da programação:

Evento: 1º Seminário sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e de Noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET)

Público: Médicos-veterinários da Idaron, Mapa e iniciativa privada Data: 22 a 26 de setembro de 2003 Local: Embrapa Rondônia (parte teórica e prática de brucelose) e propriedade do presidente da Aspro, João do Vale (prática de tuberculose)

Equipe: Médicos-veterinários Francelino Goulart da Silva Neto (Embrapa Rondônia) Francisco Aloísio Cavalcante (Embrapa Acre) Beth Izabel dos Anjos Santos (DFA) Francisco Glauco Araújo Santos (Universidade Federal do Acre)

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/