01/09/03 |

Curso básico de floricultura será realizado em Fortaleza, CE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroindústria Tropical, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o curso básico de floricultura, no período de 21 a 23 de outubro. O curso é destinado a produtores, técnicos, estudantes e interessados que desejam ingressar no agronegócio de flores e plantas ornamentais. As aulas acontecem na sede da Embrapa, na Rua Dra. Sara Mesquita, 2.270, bairro Pici, Fortaleza, CE. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição  é de R$ 50,00 (inclui material didático).

O objetivo do curso é fornecer informações básicas sobre o cultivo de plantas e flores tropicais e vai tratar de aspectos econômicos relacionados ao mercado, comercialização e distribuição. Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Embrapa fará exposições técnicas de cultivo (propagação, adubação, irrigação e tratos culturais), controle de pragas e doenças, e tecnologias pós-colheita de plantas e flores ornamentais. Está prevista também uma visita técnica a produtores da área metropolitana de Fortaleza.

Segundo o pesquisador e coordenador do curso, Fred Carvalho Bezerra, "o agronegócio flores pode ser uma boa alternativa de renda, mas é preciso conhecer alguns aspectos mercadológicos e técnicos para o sucesso do empreendimento". Ele aponta o elevado valor agregado, a viabilidade de se desenvolver a cultura em pequenas áreas e a alta empregabilidade como as principais vantagens da floricultura.

Mesmo assim, é preciso que se tenha um bom conhecimento de técnicas de cultivo, além de capacitar a mão-de-obra empregada. Outro aspecto importante que deve ser considerado é o investimento para iniciar o negócio, que pode ser um pouco elevado, dependendo da espécie cultivada e da área destinada ao cultivo. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (85) 299-1823 ou 299-1800.

Expansão - atualmente, a produção de flores no Estado ocupa 115 hectares, mas já há previsão para se duplicar essa área. A meta do Governo do Ceará é quadruplicar a produção de flores nos próximos cinco anos. Segundo as estimativas da Secretaria de Agricultura e Pecuária, as exportações de flores cearenses devem atingir US$ 1,5 milhão.

Teresa Barroso - DRT 812CE JP Contatos: (85) 299-1907 - teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/