01/09/03 |

Projeto aborda meio ambiente em trilhas na mata de Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Florestas e Meio Ambiente. Um tema amplo, com diversas abordagens, principalmente em uma região que precisa conciliar desenvolvimento com a preservação do seu ecossistema. Depois de uma semana de palestras e caminhadas por trilhas na mata, 203 estudantes de instituições de ensino superior de Rondônia, puderam expressar em poucas palavras a riqueza da biodiversidade do local em que vivem. "O passeio pela mata virgem e as palestras ao ar livre fazem a gente sentir a real necessidade de preservação do meio ambiente. Nossa sobrevivência depende dessa postura", expõe Ana Paula Dutra, 22 anos, aluna do primeiro período de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (Faro). Ana Paula e mais 38 estudantes dos dois primeiros períodos do curso encerraram nessa sexta-feira, 26, a Semana do Estudante Universitário na Embrapa Rondônia (Porto Velho, RO).

Aplicando conhecimento teórico à prática por meio de resultados de projetos de pesquisa, o evento - coordenado pela Embrapa Florestas, no município de Colombo, no Paraná - acontecerá até novembro desse ano nas Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que lidam com a temática "Florestas" (no final da matéria, veja as datas de realização em outras regiões brasileiras). Em Porto Velho, Rondônia, o evento reuniu alunos da rede pública e privada: 76 estudantes dos cursos de Biologia e Geografia da Universidade Federal de Rondônia, Unir, e 127 do curso de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia, Faro.

"É essencial aplicar o que você ensina como teoria à prática. Os elementos demonstrados complementam o referencial teórico da sala de aula", analisa a professora de agrometeorologia do curso de Engenharia Florestal, Alexsandra Duarte de Oliveira. "A consciência, o interesse em preservar, foram muito bem mostrados. Apesar de o público ser bastante eclético, o evento conseguiu desenvolver o senso crítico dos alunos", completa a professora.

Conteúdo - Mais de 20 horas de palestras foram dedicadas pelos pesquisadores da Embrapa Rondônia, durante a Semana do Estudante Universitário. "Seqüestro de carbono", "alternativas de uso sustentável da terra", "silvicultura tropical" e "função social da floresta" foram os temas escolhidos pelos especialistas. Após as aulas - no auditório da empresa e ao ar livre, em frente à mata - os alunos recarregavam as energias com um lanche, incluindo o típico suco de cupuaçu, e entravam na floresta para uma caminhada em trilhas. "As diretrizes do curso associadas às práticas mostram um universo muito mais amplo que imaginávamos", interpreta o estudante de Engenharia Florestal Neilton Santos Pereira.

Para os pesquisadores, a Semana do Estudante Universitário - além de despertar a consciência ambiental - reforça a necessidade de se preparar os futuros formadores de opinião da área. Para Marília Locatelli, pesquisadora que proferiu palestras sobre a função social da floresta, o evento tem a oportunidade de alavancar cursos sobre o tema na empresa. "É muito importante conscientizar pessoas que lidam com o meio ambiente a defenderem a causa de preservação ambiental. Na Amazônia, então, isso é essencial", disse.

O pesquisador na Área de Silvicultura também tem a mesma opinião. "Somos facilitadores nesse processo", analisa Abadio Hermes Vieira. A chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Rondônia, Vanda Gorete Rodrigues, mostrou alternativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia - revelando resultados de projetos de pesquisa relacionados ao tema "seqüestro de carbono" - e defendeu a organização de movimentos que defendam a preservação do meio ambiente como saída para a implantação de políticas ambientais.

A seguir, veja as datas de realização da Semana do Estudante Universitário em outras Unidades da Embrapa. Mais informações: assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia (69) 225-9387 ou pelo e-mail gfviana@cpafro.embrapa.br . Acesse também http://www.estadao.com.br/ext/ciencia/camp.htm e veja como ajudar a preservar o meio ambiente através de campanhas on line.

Para programação e informações sobre a "Semana do Estudante Universitário" em outras Unidades, acesse: Embrapa Tabuleiros Costeiros - 06 a 10/10, www.cpatc.embrapa.br, (79) 226-1300, Aracaju/SE Embrapa Florestas - de 13 a 17/10, www.cnpf.embrapa.br, (41) 666-1313, Colombo/PR Embrapa Solos - 29/09 a 03/10, www.cnps.embrapa.br, (21) 2274-4999, Rio de Janeiro/RJ Embrapa Acre - dias 29 e 30/10, www.cpaafac.embrapa.br, (68) 212-3200, Rio Branco/AC Embrapa Pantanal - 03 a 07/11, www.cpap.embrapa.br, (67) 233-2430, Corumbá/MS Embrapa Agrobiologia - de 10 a 14/11, www.cnpab.embrapa.br, (21) 2682-1500, Seropédica/RJ Embrapa Roraima - 10 a 14/11, www.cpafrr.embrapa.br, (95) 626-7125, Boa Vista/RR

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/