01/09/03 |

Melhoramento genético de bovino é tema de dia de campo na Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O melhoramento genético de bovinos em sistemas integrados de lavoura e pecuária é um dos destaques do dia de campo sobre 'Integração Lavoura-Pecuária' a se realizar no próximo dia 12 de setembro, na Fazenda Capivara, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO),unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária do Abastecimento. O evento vai disponibilizar a produtores rurais, pecuaristas e empresários do agronegócio, além de técnicos, estudantes, professores e pesquisadores a oportunidade de se inteirar dos desafios e vantagens dos sistemas integrados de lavoura-pecuária e a contribuição do componente genético animal nestes sistemas.

Também serão apresentados touros jovens avaliados pela Embrapa, em conjunto com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ, e pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Nerole (PMGRN). Estes touros foram recriados e terminados em pastagens originadas deste sistema de integração e estarão à venda no 3º Leilão Embrapa, em 09 de outubro, na sede da Embrapa Arroz e Feijão.

Através do melhoramento genético do rebanho o produtor rural pode obter animais de alta capacidade produtiva e com custo relativamente baixo. Estes animais geneticamente selecionados produzem mais e com qualidade, gerando desta forma, um maior lucro para seus criadores, tanto durante a vida produtiva do animal quanto para a venda de matrizes e progênies de seus planteis.

A contribuição da Embrapa no programa de melhoramento genético de bovino será apresentada pela pesquisadora Carina Ubirajara de Faria, que vai destacar, entre outras coisas, a utilização das metodologias de avaliação genética, o desenvolvimento de sistemas de simulação genética para acasalamentos dirigidos, a conservação e multiplicação de linhagens raras e a avaliação de carcaças por ultra-sonografia.

O dia de campo contará com três estações: na primeira, o pesquisador da Embrapa Cerrados LouriIval Vilela abordará o tema "Desafios e oportunidades em sistemas integrados de lavoura-pecuária". "Produção de bovinos em sistemas integrados de lavoura-pecuária" será o tema da segunda estação, com o pesquisador da Embrapa Cerrados Geraldo Bueno Martha Júnior.

A programação se encerrará com dois temas na terceira estação. "Contribuição do melhoramento genético de bovinos em sistemas integrados de lavoura-pecuária" a ser proferido pela pesquisadora Carina Ubirajara de Faria, das unidades Cerrados e Arroz e Feijão, e "Tecnologia Embrapa: sustentablilidade para o agronegócio na região do Cerrado", pelo pesquisador da Embrapa Cerrados Carlos Magno Campos da Rocha.

Hélio Magalhães (MTb/MG 4911) Embrapa Arroz e Feijão Telefone: (62) 5332108 E-mail.: helio@cnpaf.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Cerrados 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/