01/09/03 |

Embrapa Pantanal divulga novos artigos sobre fauna aquática

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas realizadas pela Embrapa Pantanal, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sobre a fauna aquática da região, estão disponíveis para acesso e download gratuito na página da internet http://www.cpap.embrapa.br/, dois novos artigos para divulgação na mídia. Um deles, elaborado pela pesquisadora e atual chefe da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende, apresenta considerações gerais sobre a definição de período de defeso de reprodução no Pantanal. O outro artigo aborda o fenômeno "dequada" no Pantanal e foi elaborado pelas pesquisadoras Débora Fernandes Calheiros e Márcia Divina de Oliveira.

O artigo intitulado "Considerações para definição de períodos de defeso de reprodução: o caso do Pantanal" explica que o período de defeso consiste no estabelecimento de um período de tempo que possibilite a reprodução, a reposição, a renovação dos estoques pescáveis para os anos seguintes. "O defeso no Pantanal é definido em função das espécies de valor econômico, geralmente espécies migradoras que, todo ano, realizam migrações rio acima, onde se reproduzem [...] A esse grupo pertencem o pacu, a piraputanga, o dourado, o pintado, o ximboré, a cachara, a jiripoca, dentre outras", destacou a autora. Ao longo do artigo, Emiko explica ainda porque os peixes migram, quais são as necessidades dos peixes para que a migração ocorra, o que acontece com os peixes caso eles não migrem, quais são os peixes que migram primeiro e porque existe essa seqüência lógica de migração, que difere entre as espécies de peixes.

Já o artigo de Débora Fernandes Calheiros e Márcia Divina de Oliveira, intitulado "Ocorrência do fenômeno 'dequada' no Pantanal" mostra que o fenômeno da 'dequada' ocorre durante o inicio do ciclo de cheia do Pantanal, quando uma região que antes estava seca, repleta de vegetação, passa a ficar submersa, sob lâminas de água muito rasas. Em função disso, acontece a decomposição da vegetação, que se encontra submersa, ocorrendo redução da quantidade de oxigênio e liberação de dióxido de carbono livre, isso ocasiona a morte de muitos peixes. De fácil compreensão e leitura envolvente o artigo está dividido nos seguintes tópicos: como e porque ocorre, quando ocorre, onde ocorre e efeitos sobre a vida aquática.

Ambos podem ser acessado na página Web da Embrapa Pantanal no menu Pesquisa, sub-item Publicações, seguido por escolha da opção de tipo de publicação: Artigo de Divulgação na Mídia (http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/index.html). Nessa página eletrônica encontram-se 39 artigos, elaborados por pesquisadores e técnicos da Embrapa Pantanal, desde o ano 2000. Todos os artigos podem ser baixados gratuitamente.

Christiane Rodrigues Congro MTB 00825/SC Embrapa Pantanal Contatos: (67) 233-2430 (ramal 252) - congro@cpap.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Pantanal 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/