01/09/03 |

Livro aborda cultivo do feijão em várzeas tropicais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) está lançando o livro Produção do feijoeiro comum em várzeas tropicais. A obra reúne os resultados de três anos de investigação científica sobre a adaptação da leguminosa às condições do vale do Rio Araguaia, no Estado do Tocantins.

O feijão é considerado uma cultura com pouca afinidade às baixas altitudes e às altas temperaturas das várzeas tropicais. A literatura à respeito de seu plantio nesses ambientes é escassa, assim como o são as recomendações técnicas de cultivo.

Entretanto, acreditando no potencial do vale do Rio Araguaia, pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) realizaram uma série de experimentos, envolvendo o manejo do sistema de irrigação, épocas de semeadura, adubação e arranjo de plantas na lavoura, o que permitiu ajustar as práticas agrícolas da leguminosa à situação adversa.

Com isso, foi possível conseguir produtividades econômicas; inserir o feijão como mais uma alternativa de cultivo nas várzeas tropicais durante a entressafra e, principalmente, obter sementes sadias, de alta qualidade sanitária, uma vez que a incidência de doenças é inexistente, ao contrário do que ocorre nas regiões produtoras tradicionais.

Serviço Livro: Produção do feijoeiro comum em várzeas tropicais Editores técnicos: Homero Aidar, João Kluthcouski e Luis Fernando Stone - Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás/GO, 2003, pág. 305.

Preço: R$ 20,00.

Para pedidos ou mais informações: Embrapa Arroz e Feijão/ tel.: (62) 533-2123 ou 533-2110.

Rodrigo Peixoto (MTb/GO 1.077) Embrapa Arroz e Feijão Telefone: (62) 533-2108 E-mail: rpbarros@cnpaf.embrapa.br

 

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/