01/09/03 |

Sequenciado genoma de bactéria que causa pneumonia em frangos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Rede Nacional de Seqüenciamento de DNA, formada por 25 laboratórios no Brasil, sendo dois em unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acaba de finalizar o sequenciamento do genoma da Mycoplasma synoviae, bactéria que causa pneumonia em frangos e gera prejuízos para as exportações brasileiras. "A doença provoca infecções, reduzindo o peso dos animais e, em alguns casos, levando-os à morte", explica a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja (Londrina-PR).

De acordo com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), que também participou do seqüenciamento do genoma dessa bactéria, o controle da Mycoplasma synoviae poderá reduzir o impacto na cadeia produtiva da avicultura brasileira. O Brasil produz anualmente 7,5 milhões de toneladas de carne de frango. As exportações do setor representam 57% das exportações de carne brasileira, sendo que, em 2002, equivaleram a U$ 1.4 bilhões.

Os pesquisadores acreditam que, em breve, também será possível patentear genes de interesse comercial da Mycoplasma synoviae. "A rede nacional de seqüenciamento continuará ativa, pois provou que laboratórios distanciados por milhares de quilômetros podem trabalhar juntos, para o progresso da ciência brasileira", defende Hungria.

Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Telefone: (43) 3371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Aves 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/