01/09/03 |

1º Cabrafest mostra a evolução da criação de cabras no Sudeste do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Evento terá palestras, exposição, concurso leiteiro e festival gastronômico
A Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora,MG), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e a Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata – Caprima promovem, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, o 1o CabraFest. O evento acontece no Campo Experimental de Coronel Pacheco e constará de um ciclo de palestras, exposição de animais, concurso leiteiro e festival gastronômico, com pratos a base de carnes de cabrito e queijos de leite de cabra.

De acordo com o gerente do campo experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco, José Henrique Bruschi, o evento mostra bem a evolução da caprinocultura no Sudeste do Brasil. "Apesar de não ser uma atividade tradicional na região, nos últimos anos tem experimentado acentuado desenvolvimento. Em 2002 uma única empresa processou mais de 1 milhão de litros de leite de cabra," observou

Bruschi lembra que a produção de leite de cabras, apesar de não ser uma atividade tradicional no Sudeste do Brasil, vem se desenvolvendo na região, desde que foi descrito o uso terapêutico do leite de cabra. "Nos últimos anos, com o aumento da demanda pelos chamados alimentos funcionais, este desenvolvimento se tornou mais evidente," apontou.

Além de ser um alimento de alto valor nutricional, o leite de cabra apresenta alta digestibilidade e baixo potencial alergênico, ressalta Bruchi. "Por isso, é recomendado para portadores de problemas digestivos e para crianças alérgicas ao leite de vaca. Por outro lado, as carnes de cabrito são caracterizadas pelo baixo teor de gorduras, maciez e sabor, sendo indicadas para pacientes com altos níveis sangüíneos de colesterol," afirmou.

Durante o CabraFest a Embrapa Gado de Leite e a Caprima assinam um contrato de cooperação técnica, formalizando uma parceria que começou com a criação do Núcleo Sudeste. O contrato permitirá o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa e favorecerá o melhoramento genético e a reprodução dos rebanhos da região.

Marcos La Falce - Jornalista Embrapa Gado de Leite Contatos: (32) 3249-4719 - mlafalce@cnpgl.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Caprinos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/