01/09/03 |

Embrapa e Fepagro lançam cultivares de soja durante a Expointer

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (Fepagro) lançaram, no dia 5 de setembro, as cultivares de soja BRS Fepagro 23 e BRS Fepagro 24, durante uma reunião de trabalho, no Rancho da Fepagro, na Expointer, em Esteio (RS). O lançamento é fruto da parceria entre a Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS), a Embrapa Soja (Londrina-PR), a Embrapa Transferência de Tecnologia e a Fepagro-RS.

Estiveram presentes nesta reunião o Diretor-Presidente da Embrapa, Clayton Campanhola e o Diretor-Presidente da Fepagro, Carlos Cardinal, juntamente com os chefes das unidades da Embrapa Trigo, Benami Bacaltchuk, da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes, da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas. Representando a Fepagro, também estiveram presentes, Nelson Gomes Bertoldo, Diretor Técnico, José Luiz Rigon, Diretor Administrativo e Pedro Miguel Cinel Filho, Coordenador da Divisão de Pesquisa, além de pesquisadores das duas instituições.

Durante a reunião, Clayton Campanhola afirmou que as parcerias representam novos rumos de pesquisa e desenvolvimento e que a Embrapa está em busca de relacionamentos solidários que permitam o desenvolvimento de tecnologias dirigidas às diferentes cadeias produtivas. Segundo ele, a Embrapa tem uma grande expectativa de que esta parceria com a Fepagro/RS seja ampliada para outras unidades da empresa. "O lançamento das duas cultivares de soja, BRS Fepagro 23 e BRS Fepagro 24, é o primeiro passo de uma grande parceria entre as duas instituições", conclui.

De acordo com Carlos Cardinal, essa integração com instituições de pesquisa é muito importante para a Fepagro. "O lançamento das cultivares de soja é a concretização da integração entre a Embrapa e a Fepagro", afirma. Segundo ele, o objetivo da Fundação é ampliar a parceria, já consolidada há muitos anos com a Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), para as outras unidades da Embrapa. "Sozinhos não construiremos nada", argumenta.

Para Benami Bacaltchuk, Chefe-Geral da Embrapa Trigo, é de suma importância que a Fepagro retome o processo de liderança no Estado do Rio Grande do Sul, articulando com todas as instituições de pesquisa que possuem condições de integrar esforços. "Precisamos trabalhar juntos para estarmos cada vez mais próximos do setor produtivo", enfatiza.

As cultivares de soja BRS Fepagro 23 e BRS Fepagro 24, possuem como principais características, o alto potencial produtivo e a ampla resistência às principais doenças da cultura. A partir de agora, a Embrapa e a Fepagro, mantendo a parceria já consolidada, irão trabalhar juntas no desenvolvimento de cultivares de soja para a região sul do Brasil.

Mais informações sobre a Expointer: Lisandra Lunardi, Mtb 9444/RS - Fernando Taroco, Mtb 6725/RS Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 9965-6954 - (51) 458 4290 E-mail: lisandra@cnpt.embrapa.br / fernando.taroco@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/