01/09/03 |

Embrapa recomenda cultivar de macaxeira para o Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os produtores que participarem do dia de campo que acontece dia 22 de setembro, no Campo Experimental do Caldeirão, no município de Iranduba (AM), receberão as primerias manivas-semente de "Aipim Manteiga", cultivar de macaxeira de polpa amarela, recomendada para cultivo na Amazônia.

A variedade foi selecionada pela Empresa Braslieira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de avaliações quantitativas e qualitativas realizadas pelas unidades Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA). São suas características principais, a ausência de fibras, sabor doce, e textura da massa cozida fina. É agradável ao paladar e possui plasticidade alta e sem pegajosidade, características desejáveis para a fabricação de bolos, sequilhos, nhoques e purês.

A cultivar apresenta resistência moderada a doenças como cercosporiose e podridão radicular, provocadas por Phytophthora sp. e Fusariu sp. Quanto a pragas mostrou-se tolerante à mosca branca e das galhas. Foi introduzida no Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Amazônia Ocidental para testes de adaptabilidade, rendimento e de qualidades culinárias em 1992. Tem um rendimento de raízes comercializáveis em torno e 70%. De acordo com os pesquisadores da Embrapa, Miguel Dias,José Jackson Xavier e Ferdinando Barreto, que conduziram as pesquisas no Estado, a nova variedade é boa produtora de maniva-semente, possui polpa de cor amarelada quando cozida e o teor de amido na raiz é em torno de 26%.

As avaliações de rendimento foram conduzidas nas condições ambientais dos municípios de Manaus, Itacoatiara e Iranduba (AM), em diferente idades de colheita. Obteve-se em média rendimento de raízes de 12,0 toneladas por hectare aos 6 meses de idade para a primeira colheita e de 15,0 toneladas por hectare aos 11 meses para a quinta colheita, em solo do tipo Latossolo Amarelo.

Em solo do tipo terra preta de índio, os rendimentos médios foram de 16,0 toneladas por hectare aos 6 meses, para a primeira colheita, e de 18,0 toneladas por hectare aos 9 meses para quarta colheita.

Maria José Tupinambá - Mtb 114/AM Embrapa Amazônia Ocidental Contato: (92) 621-0300 – 0406 - maria@cpaa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Mandioca

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/