01/09/03 |

Embrapa inicia Amazontech com dia de campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Amazônia Ocidental(Manaus, AM) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agopecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, inicia sua programação na Amazontech 2003 – Novos rumos para a Ciência, Tecnologia e Negócios Sustentáveis, na segunda-feira (22/9) com um grande dia de campo sobre "Aproveitamento da várzea e terra firme", no Campo Experimental do Caldeirão (Iranduba/AM). Durante o evento será feita a recomendação da "Aipim Manteiga", nova cultivar de macaxeira para o Amazonas.

O dia de campo será das 8h às 12h e tem mais de 150 pessoas inscritas, sendo a maioria composta por produtores agrícolas de Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Manaus. Para a realização dessa atividade, a Embrapa contará com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção (Sepror), Idam, Fapeam e Empresa Campo.

Nessa atividade, os técnicos da Embrapa vão abordar os seguintes temas: cultivo protegido de hortaliças, sistemas de produção de lenha, avaliação de porta-enxertos para citros, rotação de culturas e formas de multiplicação, sistema de criação de peixe em tanque-rede e pesquisa em várzea.

No trabalho com cultivo protegido de hortaliças, ou casas de vegetação, serão mostradas alternativas de tipos de estruturas para cultivo semi-protegido com acompanhamento das condições térmicas e de produção. O pesquisador Isaac Cohen, da Embrapa Amazônia Ocidental, Carla Elizabeth de Lima, José Maria Ferreira e Ari da Costa, do Idam, serão os expositores.

Com o objetivo de demonstrar opções de espécies madeireiras com capacidade de produção de lenha, a pesquisadora Cíntia Rodrigues, da Embrapa, vai expor sobre os sistemas de produção de lenha. Em seguida, o pesquisador Sebastião Eudes (Embrapa) e o técnico do Idam, Luiz do Herval Filho, mostrarão o comportamento de porta-enxertos em combinação com a lima ácida Tahiti e laranja Pêra Rio.

A quarta estação do dia de campo será conduzida pelo chefe- adjunto de P&D da Embrapa, pesquisador Jackson Xavier, e pelo técnico do Idam, Jaime Vitor dos Santos, que irão falar sobre o trabalho de rotação de culturas e formas de multiplicação. Na Quinta estação, os produtores obterão informações sobre o sistema de criação em tanque-rede, pelo pesquisador Levy Gomes e Edsandra Chagas (Embrapa) e Rodrigo Roubach (Inpa). Será demonstrada a viabilidade e desenvolvimento da produção de peixes em sistemas de tanque-rede.

Na estação sobre pesquisa com várzea, os pesquisadores João Ferdinando Barreto e Miguel Dias demonstrarão o aproveitamento de várzes com a utilização de culturas anuais (milho, mandioca e feijão caupi). Após essa explanação, eles mostrarão as vantagens da ``aipim manteiga``, uma nova cultivar de macaxeira para o Amazonas.

Piscicultura – Ainda na segunda-feira, será iniciado o curso de Piscicultura, na Fazenda Guaporé, no km 54 da AM-010. O treinamento será conduzido pelos pesquisadores Luiz Antelmo e Cláudio Izel. Serão abordados temaS relacionados à criação de tambaqui e matrinxã em viveiros/barragens e tanques-rede, com ênfase em reprodução, larvicultura, qualidade da água, nutrição, parasitologia, transporte de peixes vivos, formulação de rações e avaliação econômica do cultivo de tambaqui. Devido à extensa programação, o curso terá continuidade na Terça-feira, com informações sobre tanques-rede, no Campo Experimental da Embrapa, no km 30, da AM0-010, das 8h às 15h.

Mais informações: Maria José Tupinambá - Mtb 114/AM Embrapa Amazônia Ocidental Contato: (92) 621-0300 – 0406 - maria@cpaa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/