Embrapa lança livro sobre comunicação para ciência
Embrapa lança livro sobre comunicação para ciência
Um time de primeira da divulgação científica nacional foi reunido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no livro "Comunicação para a Ciência, Ciência para a Comunicação", que será lançado durante o 14° Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), que ocorre no período de 9 a 11 de outubro em Florianópolis (SC).
"A idéia foi integrar os principais pesquisadores da área numa publicação com enfoque em comunicação e jornalismo para ciência", explica Jorge Duarte da assessoria de comunicação da Embrapa, professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e editor técnico da publicação. "Trata-se de uma obra realizada a partir do espírito de generosidade técnica e acadêmica, que resultou na contribuição de renomados e jovens pesquisadores de quase todas as regiões do país", ressalta Clayton Campanhola, diretor-presidente da Embrapa.
Os quatro primeiros capítulos tratam especificamente de assuntos relacionados à comunicação da ciência, em áreas como a Comunicação Rural, Ecologia e Ética. Destaque para o texto da pesquisadora Graça Targino, da Universidade Federal do Piauí. A partir da conceituação do sociólogo Robert Merton, ela desvenda o atual estágio do uso de critérios como universalidade, compartilhamento, desapego material e ceticismo sistemático da comunidade científica da Embrapa Meio-Norte. Ao contrário do que apontaria o senso comum, a pesquisa revela, por exemplo, que, para os cientistas, a localização geográfica dos centros de pesquisa é irrelevante para assegurar o mérito das instituições, em confronto a idéia das chamadas "ilhas de excelência".
A coletânea reúne nomes famosos das ciências da comunicação brasileira, como José Marques de Melo (USP/Unicamp), Graça Caldas (PUC) e Wilson Bueno (Umesp/Comtexto), mas abre espaço para novas conceituações teóricas propostas por pesquisadores como Isaltina Gomes (UFPE), Graça Monteiro (Embrapa) e Antônio Teixeira de Barros (UniCEUB). O livro, que teve seu pré-lançamento realizado durante o congresso da Intercom, semana passada em Belo Horizonte (MG), pode ser adquirido diretamente pelo setor de publicações da Embrapa pelo telefone (61) 448.4236, pelo e-mail: vendas@sct.embrapa.br ou no site www.sct.embrapa.br/liv
Dalmo Oliveira (MTb 0589/PB) Telefone: (61) 448-4113 E-mail: dalmo@cnpa.embrapa.br
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/