01/09/03 |

Embrapa participa de patenteamento de genes de bactéria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Rede Nacional de Seqüenciamento de DNA, formada por 25 laboratórios no Brasil, sendo dois em unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja-PR e Embrapa Milho e Sorgo-MG), acaba de selecionar 29 genes da Chromobacterium violaceum, com potencial para patenteamento. A bactéria tem atividade contra a Doença de Chagas, a malária e outras propriedades antibióticas.

Alguns genes selecionados podem reduzir a toxicidade de metais pesados em áreas contaminadas, outros genes têm atividade para atuar no controle biológico de pragas agrícolas e insetos prejudiciais ao homem (como o mosquito da dengue), além de genes relacionados à produção de plásticos biodegradáveis, entre outros.

De acordo com a pesquisadora Mariangela Hungria e o pesquisador Rubens Campo, da Embrapa Soja (Londrina-PR), o trabalho científico sobre esse genoma está sendo publicado, em setembro, na revista científica "Proceedings of the National Academy of Siences of the United States of America". "Coube ao laboratório da Embrapa Soja, em Londrina, o trabalho de redação das patentes resultantes do genoma. Essa etapa é muito importante, para proteger o patrimônio genético e o conhecimento obtidos no seqüenciamento do genoma", explica Hungria.

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Contatos: (43) 3371-6061 - lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/