01/09/03 |

Vinho gaúcho conquista a primeira Indicação de Procedência do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante Expointer 2003, a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS),unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, destacará a primeira Indicação de Procedência do Brasil: o Vale dos Vinhedos. Esta conquista foi o resultado de um trabalho conjunto entre a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos(Aprovale), Embrapa Uva e Vinho e Universidade de Caxias do Sul, que em novembro de 2002, obtiveram o registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

A região demarcada do Vale dos Vinhedos, localizada na Serra Gaúcha - Rio Grande do Sul, compreende parcialmente os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Ao todo ocupa uma área de 81,23ha, congregando 23 vinícolas da região associadas à Aprovale.

A obtenção da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos representa um novo patamar na produção, organização e comercialização dos vinhos brasileiros, colocando-os no caminho da consagrada vitivinicultura tradicional internacional como por exemplo, do Vinho do Porto produzido em Portugal ou do Champagne produzida na França.

A certificação exigiu mais de seis anos de trabalho. Foi necessário realizar a delimitação da área geográfica, a partir das características naturais como solo e clima; definir as variedades viníferas; analisar a qualidade do vinho e implementar um controle da produção que inclui a degustação obrigatória dos vinhos para autorizar a comercialização, feita por grupo de enólogos, além de outros processos estabelecidos, controlados pelo Conselho Regulador.

Segundo o Jorge Tonietto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, o papel desempenhado pela Embrapa, de forma articulada com o setor privado, foi fundamental na conquista da certificação. O trabalho começou ainda no início dos anos 90, com a conscientização e convencimento dos viticultores da importância da obtenção da Indicação de Procedência e culminou com a obtenção da certificação, com incremento de qualidade através de controle, rastreamento e uso de tecnologia.

A partir da experiência obtida, a Embrapa Uva e Vinho, em cooperação com outras instituições, executa atualmente diversos projetos em outras regiões produtoras de vinhos, como no Vale do São Francisco no Nordeste, e de Pinto Bandeira na Serra Gaúcha, que buscam chegar à Indicação de Procedência. Além do vinho, outros produtos brasileiros buscam tal qualificação, como é o caso do café do Cerrado e da cachaça brasileira.

Mais informações na Expointer: Fernando Taroco (Mtb 6725/RS) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 9965-6954 – (51) 458 4290 E-mail: fernando.taroco@embrapa.br

Viviane Zanella Bello Fialho (Conrerp 1597) Embrapa Uva e Vinho Telefone: (54) 455-8084 E-mail: viviane@cnpuv.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Temperadas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/