01/09/03 |

Estação Experimental de Viticultura Tropical tem nova sede

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Dia 11 de setembro foi inaugurada a sede da Estação Experimental de Viticultura Tropical da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada em Jales, São Paulo. A solenidade contou com a participação da Diretora-Executiva da Embrapa, Mariza Barbosa; do Prefeito Municipal de Jales em Exercício, Hilário Pupim; do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Jales, Irineu Rodrigues de Carvalho; do Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas e diversas outras autoridades, parceiros e colegas de outras unidades da Embrapa. A Inauguração foi um momento de relembrar as dificuldades, as conquistas e principalmente de comemorar o grande êxito da atuação da Estação. Também durante a solenidade, muitos foram os momentos que emocionaram os presentes, como a homenagem "in memoriam" ao ex-prefeito José Carlos Guisso, que foi o grande incentivador da criação da Estação,na ocasião representada por sua esposa, Isabel Guisso. Outro momento de forte emoção foi durante o discurso do Prefeito Municipal Hilário Pupim, ao anunciar que devido a toda a sua atuação e empenho no desenvolvimento da Região, o Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, receberá da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Jales o título de Cidadão Jalense. Após o descerramento da placa e visita às instalações, os presentes participaram de um coquetel onde puderam degustar diversas variedades de uvas desenvolvidas na Estação Experimental e também o vinho e suco de uva produzidos na Embrapa Uva e Vinho.

A história da Estação Experimental de Viticultura Tropical, anteriormente denominada de Estação Experimental de Jales, iniciou a partir da demanda do setor produtivo vitícola da região e da assinatura de convênio entre a Prefeitura Municipal de Jales, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Embrapa, a Secretaria da Agricultura de Jales e a Associação dos Viticultores da Região de Jales. Na ocasião, o terreno para a instalação do "Campo de Pesquisas em Fruticultura", no dia 8 de setembro de 1991, foi doado pela Prefeitura Municipal de Jales e pela Associação dos Viticultores da Região de Jales - AVIRJAL.

A Estação Experimental de Viticultura Tropical conta com 16 hectares, dos quais oito são ocupados com parreirais, todos cobertos com tela de proteção e dotados de irrigação localizada. As principais linhas de pesquisa da Estação são o melhoramento genético da videira, objetivando a criação de variedades de uvas finas de mesa sem sementes, uvas rústicas de mesa e uvas para suco. todas adaptadas as condições de clima tropical. Além disso são desenvolvidos trabalhos nas áreas de irrigação, manejo de plantas, nutrição, fitopatologia e outras.

Viviane Zanella Bello Fialho-Conrerp 1597 Embrapa Uva e Vinho Contatos: (54) 455-8084 - viviane@cnpuv.embrapa.br

 

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Uva

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/