01/09/03 |

Quinoa e amaranto serão tema de encontro entre agricultores e empresários no DF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Duas opções de cultivo disponibilizadas recentemente para a região dos Cerrados, a quinoa e o amaranto, serão tema de um encontro entre agricultores e empresários do setor de alimentação no DF no próximo dia 11, das 09h00 às 12h00, na sede da Fazenda Dom Bosco, BR 251, km 30, após a COOPA-DF, sentido de Unaí, à direita.

A quinoa e o amaranto, duas plantas que tiveram sua primeira safra comercial no DF no ano passado, têm grãos de alto valor nutricional e baixo valor calórico. O interesse por produtos à base de grãos ou folhas de quinoa e amaranto, conhecidos das Américas ao continente indiano, vem crescendo no mundo inteiro. No entanto, enquanto restaurantes criam pratos alternativos e saborosos à base dessas matérias-primas, sua oferta ao consumidor no Brasil ainda é tímida. O amaranto é utilizado em cereais, farinhas, massas e biscoitos isentos de glúten, o que o torna atrativo também para a indústria.

O pesquisador Carlos Spehar da Embrapa Cerrados (Planalina, DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenador da pesquisa que desenvolveu as cultivares BRS Piaburu, de quinoa, e BRS Alegria, de amaranto, explica que o objetivo do encontro do dia 11 é promover o mercado desses produtos.

No evento, ele vai tratar sobre aspectos agronômicos e de utilização das culturas em questão. O engenheiro agrônomo Sebastião C. Andrade, da Fazenda Dom Bosco, vai falar sobre sua experiência como produtor. Outro pesquisador da Embrapa Cerrados, Rui F. Veloso, vai abordar estimativas de custos e receitas dos cultivos. Os representantes da Celeiro Alimentos Humberto e Beatriz Pelizzaro tratarão da utilização da quinoa e do amaranto na alimentação humana.

Além da troca de experiências, o encontro prevê uma visita aos plantios da fazenda e um lanche com alimentos à base de quinoa e amaranto. Essas culturas, além de terem potencial comercial para o setor alimentício, apresentam para o produtor a vantagem de serem mais duas opções de cobertura ou palhada em áreas de cultivo anual como a soja e o milho que, no Cerrado, dependem atualmente dos cultivos de milho, milheto ou sorgo.

A sede da Fazenda Dom Bosco fica na BR 251, km 30, após a COOPA-DF, no sentido de Unaí, à direita. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 388-9879, pelo e-mail spehar@cpac.embrapa.br, ou no dia e no local do evento, a partir das 8h30.

Vivian de Moraes - MTb 294.621 Embrapa Cerrados Contatos: (61) 388-9953 - vivian@cpac.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Cerrados 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/