01/09/03 |

Sistema de alerta e publicação sobre produção integrada são lançados em seminário

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Durante a solenidade de abertura do V Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas, que ocorreu dia 25 de setembro, no Hotel Dall'Onder em Bento Gonçalves, RS, foram lançados o livro "Produção Integrada de Frutas: o caso da maçã no Brasil" e do software SISALERT, que é um sistema de alerta para uso no manejo integrado de pragas e doenças da macieira. O evento que e é reconhecido como o principal fórum de atualização e intercâmbio entre pesquisadores e técnicos do setor produtivo envolvidos na implantação da Produção Integrada de Frutas (PIF) no Brasil é uma promoção da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

"Produção Integrada de Frutas: o caso da maçã no Brasil" é a primeira publicação sobre Produção Integrada de Maçã (PIM) no Brasil e contém os conceitos e fundamentos principais deste sistema alternativo de produção, incluindo abordagens relativas à concepção filosófica e paradigmática do sistema. Entre os autores, destacamos a participação de diversos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, pesquisadores da Epagri, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Pelotas, entre outros.  Segundo o Dr. José Fernando Protas, Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho  e um dos editores técnicos do livro, a Produção Integrada de Maçã, devido ao seu pioneirismo, é considerada como um programa de referência para as demais cadeias produtivas de frutas. "Produção Integrada de Frutas: o caso da maçã no Brasil" é a primeira publicação sobre Produção Integrada de Maçã (PIM) no Brasil e contém os conceitos e fundamentos principais deste sistema alternativo de produção, incluindo abordagens relativas à concepção filosófica e paradigmática do sistema. Entre os autores, destacamos a participação de diversos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, pesquisadores da Epagri, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Pelotas, entre outros. Segundo o Dr. José Fernando Protas, Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho  e um dos editores técnicos do livro, a Produção Integrada de Maçã, devido ao seu pioneirismo, é considerada como um programa de referência para as demais cadeias produtivas de frutas.

Já na apresentação do SISALERT, o público conheceu o software que possibilita a implantação de um sistema de simulação de risco de ocorrência de possíveis pragas e doenças que atacam as macieiras, a partir de informações obtidas junto à rede de estações meteorológicas da região. O sistema fica em execução permanente e, no aparecimento de situação de risco, os usuários são automaticamente informados através de mensagem no telefone celular, mensagem eletrônica ou na página do projeto.

O SISALERT possibilita que os seus usuários se mantenham bem informados e otimizem os manejos no pomar. Pretende-se futuramente incorporar no sistema outras doenças, além da sarna e da mancha foliar. O sistema foi desenvolvido através de uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo, a Embrapa Uva e Vinho e a Embrapa Trigo. Segundo a Dra Rosa Maria Sanhueza, uma das idealizadoras do programa, a demanda de implantação deste Sistema nasceu da necessidade de fornecer aos produtores de PIM os dados de riscos de ocorrência de pragas para justificar uma intervenção.

Ainda na solenidade de abertura, ocorreu a assinatura do convênio para implementação do Programa SEBRAETEC (Programa de Consultoria Tecnológica do SEBRAE), firmado entre o SEBRAE-RS e as unidades descentralizadas Embrapa Uva e Vinho e Embrapa Trigo. O SEBRAETEC é uma ação na qual são contratadas universidades, escolas técnicas de nível médio, centros tecnológicos e instituições de pesquisa, com finalidade de prestar consultoria em tecnologia para pequenas empresas e empreendedores. O aperfeiçoamento e a inovação em produtos e processos produtivos são o foco do programa. Nesta parceria, o SEBRAE será responsável pelo apoio logístico, metodológico e financeiro, enquanto a Embrapa disponibilizará pesquisadores e técnicos do seu quadro para realizar consultorias e operacionalizar ações de capacitação tecnológica em áreas afins a sua missão institucional.

A abertura do evento contou com a participação do Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, do Vice-Prefeito Municipal de Bento Gonçalves, Alcindo Gabrielli, do Chefe da Estação Experimental de Caçador da EPAGRI/SC, Luis Palladini; do representante da Delegacia Federal do Ministério da Agricultura no RS, José Ribamar Costa Júnior, do Presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã e Presidente do Conselho do Instituto Brasileiro da Fruta, Luiz Borges Júnior, do Presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, José Carlos Fachinello e da representante do Sebrae, Miriam Amaro, dentre outras autoridades.

A programação completa pode ser obtida na página da Embrapa Uva e Vinho http://www.cnpuv.embrapa.br/eventos/pif2003/. Mais informações, durante o evento, podem ser obtidas pelo telefone 54- 4513555 ramal 168, com Viviane

Viviane Zanella Bello Fialho-Conrerp 1597 Embrapa Uva e Vinho Contatos: (54) 455-8084 - viviane@cnpuv.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Temperadas

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/