01/09/03 |

Extencionistas da Emater concluem curso sobre ovinicultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de 40 técnicos da Emater/RS concluíram dia 26 de setembro, o curso sobre ovinocultura desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Para o gerente regional da Emater, Carlos Requião, este curso vai servir para a  capacitação. "Como uma entidade de extensão rural temos que estar preparados para atender as demandas", salienta. Já o técnico Adayr Coimbra, salientou a necessidade de atualização do grupo de extensionistas dessa região. "Há cerca de 12 anos não se realizava uma reciclagem sobre temas da ovinocultura", destacou. 

O primeiro tema abordado no treinamento foi o "Manejo produtivo em ovinos" apresentado pelo pesquisador José Carlos Ferrugem e debatido pelo veterinário Adayr Coimbra da Emater. Para Ferrugem, o manejo é um importante conjunto de procedimentos que otimiza o desempenho dos ovinos. "Muitos produtores não incorporam todas estas práticas no sistema produtivo, porém ela é um recurso que esta disponível", observa.

Na quarta-feira, dia 24,  foram realizadas práticas a campo e apresentado o painel: "Perspectivas na Ovinocultura" quando foram debatidos os temas "Produto Carne"  do programa Santa Jovita, "Produto Lã", da Paramount Lansul e o "Produto Artesanato/Pele" da Embrapa.

De acordo com técnico agropecuário da Emater de Pinheiro Machado, Jonas Soares, este curso serviu para reciclar os conhecimentos. "Como a ovinocultura esta sendo retomada é importante que estejamos preparados para repassar o conhecimento adquirido para os produtores rurais", salienta.  Ao final das atividades deste primeiro dia foi servido um jantar com carne ovina.

No dia 25, quinta-feira, as atividades começaram com o tema "Produção Ovina de Alta Qualidade" apresentado pelos produtores, Altino Raotta, Ricardo Gonçalves e Samuel Luiz Sarmento, e debatido pelo pesquisador Alfredo Pinheiro. Em seguida foi abordado a "Verminose Ovina" apresentado pelo pesquisador Flávio Echevarria  e debatido pelo pesquisador Alfredo Pinheiro.

As atividades da tarde começaram com um painel sobre a "Importância da Ovinocultura e os atuais sistemas de produção", quando foram debatidas a "Produção de Carne", apresentado pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Paulo Schwab, a "Produção de Gado de Leite/Ovinos", apresentado por Breno Kirchof da Emater de Porto Alegre. De acordo com o presidente da Arco, a ovinocultura está em expansão. "Estamos retomando esta atividade, implementando alternativas que aumente a produção", ressalta.

A seguir, foi apresentado pelo pesquisador João Carlos Oliveira e debatido pelo pesquisador Sérgio Gonzaga, "O Manejo de pastagens com ovinos". Segundo Oliveira, é necessário observar  algumas etapas para um sistema de produção sustentável. "Não se pode  pensar só na produção, mas sim em todo o contexto do ecossistema conservando os recursos naturais, adaptando os cultivos e mantendo os níveis de produção através dos anos", explica.

O dia 26, foi reservado para as apresentações do pesquisador Alfredo Pinheiro e do professor José Flávio Madeira, da URCAMP que falou sobre as principais doenças em ovinos e como prevení-las. O evento foi prestigiado em seu encerramento, pelos representantes da área técnica da Emater/RS, em Porto Alegre, Dirlei Mattos Soares e Ricardo Schwartz. Os diretores confirmaram em suas manifestações, a forte vontade em aproximar cada vez mais a pesquisa à extensão.  "A Embrapa e a Emater são irmãs siamesas", ilustrou Ricardo.

Cristiane Betemps - MTB 7418 - RS Embrapa Pecuária Sul Contatos: 053) 242 8499, ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/